Aquecimento Global – tudo sobre o aquecimento global e suas conseqüências

Aquecimento Global

Aquecimento Global

O aquecimento global é um fenômeno da natureza que vem preocupando especialistas, cientistas e ambientalistas de todo o mundo. Basicamente, é uma reação da flora e da fauna, bem como de todo o ecossistema portanto, que ocorre como uma resposta ao excesso de exploração da natureza feita pelo ser humano nas mais variadas regiões do globo. As principais ações que resultam no aquecimento das águas do mundo (tanto salgadas quanto doce) é a emissão de gases que acabam ajudando a afetar a camada de ozônio (que nos protege de determinada intensidade dos raios solares que nos atingem diretamente). Segundo diferentes pesquisas, a temperatura da água aumentou em zero vírgula setenta e cinco por cento, o que parece pouco, mas afetou diretamente geleiras nas regiões afastadas, causando todo um desequilíbrio na cadeia de vivência e de alimentação dos animais – um ciclo que acaba resultando em problemas para todos os ecossistemas, desde os pólos gelados até a floresta amazônica.

Aquecimento Global – O que se pode fazer

Se por um lado a temperatura da Terra possui diferentes variações de acordo com os séculos, jamais ela teve um aumento tão grande quanto nos séculos vinte e vinte e um – algo jamais antes visto e que resultou na morte de ursos polares, aves e outros animais que tinham os pólos do norte e do sul como lar. Aos poucos, eles vem se acostumando com as mudanças climáticas – mas a pergunta que fica é: até quando? Já se sabe, ao menos, que algumas atividades devem (e mais importante – podem) ser evitadas para que não se contribua ainda mais para esse problema: a queima de combustíveis fósseis em geral e a ação de desflorestamento (diretamente ligada à temperatura). Se nada for feito e as tendências de exploração continuarem, a temperatura da Terra poderá aumentar em até sete graus Celsius – tente imaginar o verão mais escaldante ainda mais quente.

Desastres “naturais” e o Aquecimento Global

É perceptível que o nosso planeta não está mais tão natural assim: acontecimentos como maremotos, enchentes em determinados lugares, grandes secas e chuvas intermináveis – parece que sempre temos um extremo equilibrado a outro, num lugar diferente. Tudo isso afeta não apenas o habitat natural dos seres vivos, como também pode contribuir para a extinção de algumas espécies e também a perda de investimentos agrícolas em geral (secas que matam plantações, por exemplo). Um dos documentários que provavelmente destacaram a importância desses cuidados é a palestra dada por Al Gore, que foi indicada ao Oscar e ganhou por melhor documentário e música original.

Mais informações sobre como resolver o Aquecimento Global

A ideia é que você comece com suas próprias ações individuais e particulares: aprender a separar o lixo, andar mais de bicicleta, não consumir produtos que não são amigos do meio ambiente, etc. Posteriormente, passe a ideia adiante para o seu local de trabalho, seus familiares indiretos, seus amigos. Se todo mundo se conscientizar, vai ficar mais fácil de educar também as pessoas mais novas à cuidar de toda a natureza. Atualmente, existem diversos sites na internet e livros relatando as alterações climáticas em todo o mundo.

Fotos

Confira Fotos do Aquecimento Global:

Aquecimento Global Aquecimento Global Aquecimento Global Aquecimento Global

GD Star Rating
loading...
Aquecimento Global - tudo sobre o aquecimento global e suas conseqüências, Nota: 4.4 de 5 com 41 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados