Aquecimento Global no Mundo

links patrocinados

Aquecimento Global no Mundo

Aquecimento Global no Mundo

Sobre o Aquecimento Global no Mundo

O mundo em que vivemos cresce cada vez mais: mais indústrias, mais geração de energia, mais produção de comida, mais lixo, mais gente, mais consumo, mais produtos sendo lançados no mercado… E quando pensamos nesse tipo de crescimento, não tem como não pensar em aquecimento global.

O aquecimento global é um fenômeno consequente de ações climáticas que ocorrem no planeta. O que acontece é que a poluição, o efeito estufa e outros fatores não menos importantes interferem na temperatura média da Terra, aquecendo-a mais do que o normal.

Causas do Aquecimento Global no Mundo

É inegável que a ação humana contribui – e muito – para que o planeta aqueça mais rapidamente. Contudo, alguns cientistas atribuem o aquecimento global a um processo natural: a saída da era glacial para a interglacial, que tem como consequência o aumento da temperatura. É um processo longo e dinâmico pelo qual a Terra precisa passar durante sua existência.

Só no século XX, segundo cientistas da ONU, a temperatura média do planeta subiu entre 0,3ºC e 0,6ºC, a maior média dos últimos cinco séculos. Pode parecer pouco, mas é o suficiente para desencadear diversas consequências – algumas bem sérias – para a vida na Terra.

Consequências do Aquecimento Global no Mundo

Quando a temperatura da Terra sobe alguns graus, muitas espécies de vida mais sensíveis não resistem e morrem, diminuindo a biodiversidade do planeta. Isso desequilibra e altera a cadeia alimentar, já que quem estava acostumado a se alimentar desses indivíduos mais sensíveis não tem mais o que comer, e para não morrer também precisam encontrar outro alimento.

Outro desastre natural atribuído ao aquecimento global é o derretimento das geleiras polares. Como se sabe, apenas uma pequena parcela (3%) da água do planeta é doce, e grande parte dela está nos pólos. Se o gelo derrete, se mistura com a água salgada e essa quantia que poderia ser potável se perde, além de que causa um aumento no volume da água do mar, invadindo algumas cidades litorâneas.

Desaceleração do Aquecimento Global no Mundo

Para evitar o sofrimento de várias espécies de seres vivos na Terra (inclusive os seres humanos!), o que o homem pode fazer é poluir menos, jogar menos lixo na natureza, reciclar mais, plantar árvores que filtrem o ar e economizar recursos naturais.

Aquecimento Solar

Aquecimento Solar

Sobre o Aquecimento Solar

Nos últimos anos, os debates sobre questões ambientais estão sempre em discussão. A preocupação com o meio ambiente tem se tornado cada vez mais séria, pois há muitos estudos que apontam para o colapso do mundo caso nenhuma medida preventiva seja tomada. Explorar, de maneira desenfreada, os recursos naturais com certeza iria ter um preço a pagar.

O preço que estamos pagando com essas explorações é o devastamento ambiental, a possível falta de recursos naturais essenciais para a sobrevivência humana (como a água), o aquecimento global, entre outros. É por isso que uma série de medidas sustentáveis estão sendo implantadas e incentivadas.

Aquecimento sustentável

Principalmente no inverno, os aquecedores a gás são os mais procurados e usados pelas pessoas. Isso porque eles possibilitam uma temperatura de água mais elevada, o que deixa a pessoa que está tomando banho com a sensação de que o frio não chegou por ali. Além disso, tomar uma boa ducha quase fervendo é relaxante.

O gás que faz funcionar o aquecedor e esquentar a água é um combustível fóssil, ou seja, um recurso não-renovável. Ele até pode ser formado novamente pela natureza, mas o processo demora milhares de anos, ou seja, para a atual humanidade isso não é uma previsão otimista.

Para evitar que esses recursos fiquem escassos num período mais próximo, os pesquisadores estão buscando alternativas onde a fonte de energia seja renovável, sustentável. No caso do aquecimento isso é possível através do aquecimento solar.

Aquecimento Solar

O aquecimento solar é proveniente da energia solar. Ele é utilizado para aquecer a água para banho, aquecer piscinas e integrar processos industriais que necessitam de água aquecida. O interessante da energia solar é que ela é gratuita, inesgotável e pode ser captada a qualquer momento.

Para coletar a energia solar é preciso de um coletor solar, que corresponde a uma placa, e um reservatório térmico, o chamado boiler. Esse reservatório deve ser instalado no interior das casas, um pouco acima dos coletores, para que a canalização seja a mais vertical possível e dispense, assim, a bomba para fazer a circulação. Desta forma, a pessoa tem água aquecida de forma gratuita e abundante.

Pesquisar
Artigos Relacionados