Aquecedores de água à gás e solar

links patrocinados

Aquecedores de água a gás e solar

Aquecedores de água à gás e solar

A preocupação com o meio-ambiente está cada vez mais recorrente em nosso cotidiano, mas ela vem sempre aliada ao nosso conforto e bem estar. Por isso na hora de buscar o melhor sistema de aquecimento de água residencial vários fatores devem ser conhecidos para que a melhor escolha possa ser feita.

A energia elétrica é um dos tipos de energias mais utilizados pela sociedade pela sua facilidade de transporte, mas é também uma das formas mais caras de obter o aquecimento de água, as alternativas com melhor custo-benefício estão nos aquecedores de água a gás e solar.

Aquecedores de água a gás

Os aquecedores de água a gás são os mais comuns e que figuram na maioria das residências e edifícios. Existem aquecedores de dois tipos: os de acumulação e os de passagem.

Os de acumulação são indicados para volumes grandes de água porque aquecem a água dentro do seu próprio reservatório para então distribuir. Já os de passagem são comuns em residências ou instalados dentro de cada apartamento, e são acionados no momento em que a torneira de água quente é aberta, por este motivo é que a água demora um pouco até sair efetivamente aquecida. São os mais indicados para quem deseja água quente de maneira instantânea.

Aquecedores de água solar

Os aquecedores devem ser abastecidos com GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) ou Gás Natural, dependendo do modelo e da instalação que a edificação permitir.

Aquecedores de água solar

Os aquecedores de água solar saem com um ponto de vantagem por serem abastecidos com uma fonte de energia renovável e inesgotável, o sol. No entanto seu uso ainda é pouco difundido devido ao seu custo elevado e a falta de oferta que existe no mercado nacional.

Porque instalar um aquecedor de água solar

O engenheiro ambiental Felipe Cabral compara o custo elevado de implantação ao custo alto de manutenção gerado pelo sistema a gás. “O custo de implatação é mais alto porque a tencnologia ainda não é produzida em escala industrial, mas o investimento acaba tendo retorno porque você não precisa se preocupar em abastecer todo mês, como acontece com o gás”, explica o engenheiro.

Aquecedores de água a gás

Cabral conta que o número de projetos que estão prevendo e instalando o sistema de aquecimento solar está cada vez maior. “Os clientes tem uma preocupação muito grande em poupar combustível fóssil, o que me deixa feliz”.

O sistema de aquecimento de água solar é composto basicamente por placas que devem ser responsáveis pela captação de energia, e por boiler que é um armazenador térmico. As placas devem ser instaladas no local mais alto da residência, na posição em que tenha incidência de luz na maior parte de tempo possível para que possa fazer a captação de energia.

Como funciona um aquecedor de água solar

De maneira simplificada o funcionamento ocorre assim: a caixa d’água abastece o boiler com água fria, que transmite água para as placas, as placas captam energia, absorvem calor e aquecem a água, a água quente volta para o boiler que mantém a sua temperatura e em seguida é distribuída para a residência conforme a demanda.

Agua à gás e solar - Aquecedores Aquecedores

Vídeo Aquecedores de água a gás e solar

Confira um vídeo sobre um instalação e aquecedor à gás

Pesquisar
Artigos Relacionados