Aquário de Ubatuba

links patrocinados

Aquário de Ubatuba

Aquário de Ubatuba

Procurando conservar a vida marítima foi criado o Aquário de Ubatuba, que reúne dezenas de espécies que podem ser vistas pelos visitantes, ao mesmo tempo em que conhecem as espécies também aprendem a importância da preservação dos rios e mares.

O aquário

O espaço, feito a partir de uma iniciativa privada, dedicado à vida marinha foi fundado no mês de janeiro de 1996 a partir da iniciativa de um grupo de oceanógrafos.

A inspiração para a realização do projeto surgiu principalmente do fato de que mares e oceanos ocupam grande parte da superfície do planeta, cerca de 70%, e a importância que eles têm para a manutenção e o equilíbrio da vida e do meio ambiente.
Entre os principais objetivos da criação do Aquário de Ubatuba além da preservação de ambientes, tanto marítimos quanto costeiros, é o de realizar uma conscientização e educação ambiental e promover também as pesquisas na área.

Durante a visita é possível conhecer de perto o mundo marinho, com 12 tanques de água, dos quais um é considerado o maior do Brasil, com cerca de 80 mil litros que contam com espécies da fauna marítima brasileira e também de outros locais.

Espécies

Muitas são as espécies que se encontram no Aquário de Ubatuba. Entre elas estão as representantes da fauna brasileira que chamam a atenção pelo colorido como cavalos marinhos, tubarão lixa, garoupas, baiacus, entre outras espécies. No aquário também se encontram exemplos exóticos de espécies, que são legalmente importados e tem registro no IBAMA, e entre essas exemplares estão corais, o tubarão leopardo e os límulos.

Atrações

Além das espécies da flora brasileira e de espécies exóticas, também estão entre as atrações do aquário painéis fotográficos que explicam os ecossistemas marinhos, o espaço conta também com uma sala destinada a exposição de conchas e exemplares da fauna malacológica, além de um terrário que conta com répteis e anfíbios exóticos.

Mas a principal parte da visita e a que mais agrada e entusiasma os visitantes é o tanque de contato, onde se pode manusear e ter contato com várias espécies de invertebrados marinhos, como estrelas do mar, ouriços, entre outros, contando com as explicações e a supervisão de um monitor preparado para atender e responder a todos os questionamentos. A mais recente atração do aquário é o Pinguinário, onde se pode chegar perto de pingüins da espécie Pinguins-de-Magalhães.

Público

Além desses atrativos, ainda é disponibilizado um espaço para a divulgação de projetos e programas realizados na área ou que tenham foco na proteção do meio ambiente. A Sala de Projetos está à disposição de instituições ou sujeitos que realizem pesquisas e projetos na área ou que simplesmente querem divulgar seus trabalhos. Para utilizar do espaço é necessário realizar um agendamento.

O parque funciona durante o ano letivo de quinta a terça, sendo que na quarta ele fica fechado para que seja realizada a manutenção. Os horários para visitação são das 10 às 20h de domingo a quinta; e das 10h às 22h nas sextas e sábados. Já nas férias o parque abre todos os dias das 10h às 22h. Maiores informações podem ser obtidas na página do aquário na internet.

<2>Fotos

Aquário de UbatubaAquário de Ubatuba
Atrações do parqueAtrações do parque
O Pinguinário é uma das principais atraçõesO Pinguinário é uma das principais atrações

Pesquisar
Artigos Relacionados