Anvisa

links patrocinados

Anvisa

ANVISA

A ANVISA-Agência Nacional de Vigilância Sanitária teve sua criação em 1999 e sua função é controlar os meios de produção e comercialização que dizem respeito à saúde e higiene de alimentos e locais de acesso da população, incluindo portos e aeroportos. A ANVISA abrange juntamente com o Ministério das Relações Exteriores, questões internacionais de saúde e higiene da fronteira.

Embora a ANVISA seja um órgão de responsabilidade do Ministério da Saúde, este órgão possui independência no que diz respeito à administração e total autonomia no setor financeiro, mas não atua sozinho este órgão permite denúncias. Todo o ano a ANVISA busca mudanças no que diz respeito às fiscalizações e busca novos aprimoramentos, juntamente com a população leiga transforma requisitos e aceita sugestões de melhoria. As audiências são abertas e toda a população fica sabendo quais são os critérios adotados nas fiscalizações.

Como funciona a ANVISA

Anvisa 2013

A ANVISA fiscaliza toda e qualquer substancia ou alimento que envolve o bem estar e a saúde de seus consumidores, por exemplo, as maquiagens utilizadas no rosto das pessoas precisam passar pela avaliação da ANVISA. Bem como os produtos de limpeza que as donas de casa e secretarias do lar se dispõem e principalmente no que diz respeito ao consumo de alimentos e medicamentos.

Restaurantes, bares, lanchonetes e qualquer lugar que ofereça alimentação precisa do aval da ANVISA para funcionar, são analisadas condições mínimas de saúde para que possam funcionar e oferecer seus serviços às pessoas. As farmácias de manipulação ou mesmo drogarias são avaliadas com o fim de observar as condições de manuseio e armazenamento de medicamentos e injeções. Tanto no que diz respeito a valores, quanto no que diz respeito a prazos de validade a ANVISA fiscaliza, tudo para que o bem-estar das pessoas seja preservado.

Algumas proibições da ANVISA

Como funciona Anvisa

Recentemente tivemos as proibições da venda de antibióticos nas farmácias sem a prescrição médica, esta medida tem influencia direta na saúde das pessoas que se automedicam podendo haver complicações e agravamentos de quadros clínicos, que são evitados quando da orientação de médicos sob casos infecciosos e o uso adequado de antibióticos. Outra questão são os locais fechados por falta de higiene e mau armazenamento de comida e/ou consumo inadequado pelos frequentadores.

A ANVISA checa as cozinhas de hotéis e até rodovias e aeroportos se certificando que o atendimento é realmente feito com higiene, sem oferecer riscos à população. Quando há o fechamento do local pela ANVISA, este passa por um processo de readaptação nos locais de armazenamento e preparo dos alimentos e, para que possa reabrir é feita uma nova visita pelos órgãos fiscalizadores, que ao perceber que está tudo muito bem cuidado e higienizado pode reabrir as portas.

Denúncias

Fiscalizacao da Anvisa

A população pode ajudar no trabalho da ANVISA e denunciar lugares onde há a má conservação dos alimentos e principalmente a venda de alimentos vencidos, bem como lugares que ofereçam maquiagens, remédios e quaisquer produtos de uso pessoal em condições precárias.

A ANVISA muito mais que um órgão fiscalizador é um órgão que age em defesa da população, criando condições saudáveis do uso de produtos e do consumo de alimentos.

ANVISA Vigilancia Sanitaria Agentes da ANVISA

Pesquisar
Artigos Relacionados