Antena omni: o que é como instalar

links patrocinados

Antena omni: o que é como instalar

A internet sem fio doméstica tem sido cada vez mais utilizada, principalmente após a popularização de dispositivos móveis como tablets e smartphones. A mobilidade destes dispositivos traz muitas vantagens. Contudo, há também um problema nas redes wi-fi domésticas: o alcance do sinal. É comum que, em alguns pontos da casa ou do escritório, a internet fique com pouco sinal, o que às vezes até impossibilita a utilização adequada. Nestes casos, é recomendável a utilização de alguns amplificadores de sinal, que aumentam o alcance e a eficiência da rede. É o caso da antena omnidirecional, conhecidas também como antena omni.

O que é a antena omni

Antena omni: o que é como instalar Antena omni

Antena omni é um pequeno dispositivo que possibilita a propagação de ondas eletromagnéticas em todas as direções. Por isso, o dispositivo tem uma instalação muito simples. Diferente de outros tipos de antenas, não é necessário posicionar a antena omni em determinada direção. Sua desvantagem é o alcance curto em relação a outros tipos de antena. Entretanto, para casas e pequenos edifícios, a antena omni é mais do que suficiente para propagar o sinal de internet de maneira satisfatória.

Antena omni: o que é

Instalação da antena omni

A imensa maioria dos roteadores já possui uma antena omni instalada. Contudo, se o sinal da sua internet fica fraco em determinados pontos da casa, você pode trocar sua antena por uma mais potente. Como padrão, as antenas dos roteadores têm 5 dBi, o que dá a elas um raio aproximado de 25 metros de alcance. Contudo, é importante lembrar que, na imensa maioria das vezes, este sinal terá seu alcance reduzido por paredes, portas e outros obstáculos.

Para instalar uma antena omni mais potente, basta remover a antena atual de seu roteador e colocar o novo modelo. Não se esquema de desligar todos os dispositivos da tomada. A antena omni está presa ao roteador apenas por uma porca, portanto, você não precisará de nenhuma chave adicional para realizar o procedimento.

Antena omni: como instalar

Potência

Atualmente, podemos encontrar antenas omni com até 30 dBi de potência. Estas antenas custam cerca de R$300, e geralmente são desnecessárias para casas e pequenos edifícios. Se você pretende potencializar uma rede sem fio de uso interno, uma antena de 15 dBi será mais do que suficiente. Estas antenas podem ser encontradas por menos de R$100. É importante, sempre, verificar se a antena omni que você pretende comprar é homologada pela Anatel, pois isso assegura que o produto tem, de fato, o alcance descrito. A lista de antenas homologadas pela agência pode ser encontrada no próprio site da Anatel.

Para aumentar o alcance, também é possível utilizar um amplificador de frequência. Contudo, isso é recomendado apenas para redes corporativas, pois os amplificadores são caros e, geralmente, desnecessários.

Como instalar a Antena Omni

Onde comprar

Há centenas de modelos de antena omni para venda em sites como o Mercado Livre e páginas especializadas em informática. Contudo, se você não quer esperar pela chegada do produto através dos correios, é muito provável que você conseguirá encontrar uma antena omni em lojas de eletrônica ou informática de sua cidade.

Pesquisar
Artigos Relacionados