Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014
Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014
Criado pela ONU e recebendo a sigla AIAF 2014, o Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 será uma época muito importante para várias pessoas que possuem esse tipo de atuação. Com o principal objetivo de incentivar o olhar dos governos para essa população no período de 1° de janeiro à 31 de dezembro, o programa deve ser levado para além do ano de 2014.
Como foi criado o Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014
No começo de 2013, a Organização das Nações Unidas, mais conhecida somente como ONU, declarou que o próximo ano será o Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014. O principal objetivo do órgão é fazer com que os governos e autoridades pensem mais nesses agricultores e desenvolvam melhores políticas públicas para esse público.
Tendo uma abrangência mundial, o Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 visa ainda dar maior importância para esse tipo de pequena plantação, tanto na área de produção de alimentos e segurança alimentar quanto na parte da geração de empregos. Essas ações geram um impacto direto na economia e maior ainda na vida das famílias que vivem dessa atividade.
O que será incentivado no ano de 2014
O período do Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 é muito importante para países do continente sul-americano e também de outras regiões, principalmente de países em desenvolvimento, pois o número de agricultores dessa modalidade representa grande parcela da população. Além de ajudar na economia das nações, os pequenos agricultores ainda contribuem na diminuição dos níveis de fome e também de pobreza.
Entre os objetivos do Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 não está somente o incentivo desse tipo de prática, mas ajudar também na parte econômica e social dessas famílias. Com a ajuda dos governantes, uma melhor utilização de terra, recursos hídricos e outros aspectos do meio ambiente e sustentabilidade também devem ser enfatizados.
Verificação de andamento do Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014
Para uma melhor organização e verificação do Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO um Comitê de atuação em nível global, chamado de Comitê Mundial de Acompanhamento do AIAF 2014. Além de todo o ano ser dedicado a essas atividades, o dia 16 de outubro ainda permanece como o Dia Mundial da Alimentação.
A importância na Comunicação para a agricultura
Além de todas as ações da ONU quanto ao Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014, esse período é muito importante para estabelecer e fortalecer uma comunicação mais sólida entre os agricultores familiares e pequenos agricultores com os seus respectivos governos. O diálogo e a melhora das políticas públicas fazem parte da importância de 2014 para essa área.
Também é essencial a divulgação dessa população para as outras parcelas da sociedade, deixando a atividade das pessoas que trabalham com a agricultura mais valorizada. O Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 ainda é apoiado por outras organizações em nível global, como o Programa Mundial de Alimentos e o Fórum Rural Mundial.