Animais Selvagens

links patrocinados

Animais Selvagens

Animais Selvagens

Animais selvagens são todos os animais que vivem e sobrevivem da natureza, seja através da caça, da pesca ou da obtenção de vegetais. Por não serem domesticados podem causar perigo ao homem e as tentativas de reprodução em cativeiro, muitas vezes, não dão certo pelo fato de estarem em ambientes estranhos com a presença de pessoas. A agressividade dos animais selvagens se dá pelo fato do estranhamento e o instinto deles faz com que reajam a qualquer demonstrativo de perigo. Os animais selvagens são divididos em duas categorias a dos animais nativos, que pertencem a fauna brasileira e os exóticos, que pertencem à países estrangeiros.

Os animais selvagens que pertencem a fauna brasileira são: onça pintada, piranha, lobo guará, mico leão dourado, arara azul, capivara, papagaio, etc. Os animais exóticos são: javali, canário belga, leão, zebra, elefante, etc.

Reserva de animais selvagens

A natureza se constitui pelos reinos animal e vegetal e quando há a extinção de animais selvagens a natureza sofre com isso, porque tudo o que acontece na natureza possui uma ordem e uma estrutura, quando as estruturas são abaladas os seres humanos sentem com isso, seja através da desmatação de árvores que prejudica os habitats dos pássaros, como com a comercialização de animais vindos de outras regiões.

Tráfico de Animais

É a comercialização de animais selvagens e protegidos, considerado crime. O tráfico de animais prejudica a cadeia alimentar e o desenvolvimento dos animais de maneira saudável, uma vez que a comercialização se dá de maneira clandestina e muitos animais acabam morrendo no transporte o que contribui ainda mais para a extinção de espécies exóticas e nativas. A desmatação, a poluição e a urbanização dos habitats naturais vêm contribuindo muito para a extinção de alguns animais e com isso, algumas pessoas acabam querendo ‘domesticar’ um animal e mal sabem que com isso contribuem para uma prática ilegal e prejudicial aos animais.

Trafico de animais

Embora o tráfico seja considerado crime, é uma das atividades mais lucrativas dos últimos tempos, movimentando cerca de 20 bilhões de reais anualmente, perdendo somente para o trafico de drogas e de armas. O Brasil é um dos principais alvos de traficantes que buscam na pele de animais como onça e jacarés a venda para fabricação de bolsas, roupas e sapatos. Um dos problemas do tráfico além da morte e extinção dos animais é relacionado às doenças que eles transmitem para os seres humanos, portanto todos são prejudicados com esta comercialização ilegal.

Sobre o Ecoturismo

O ecoturismo surgiu em 1987 através do Ibama e da Embratur que desenvolveram a Comissão Técnica Nacional objetivando promover turismos em áreas de preservação ambiental a fim de conscientizar a população dos malefícios que o lixo e outros detritos jogados na natureza provocam aos animais e ao ecossistema em geral.

Comercio de Animais selvagens

E também fazer com que empresas e instituições invistam mais em preservação e nos cuidados com essas áreas ambientais. O ecoturismo incentiva as pessoas a preservarem e a entenderem como se dá o processo de convívio entre animais e plantas.

Além dos aspectos práticos do ecoturismo que consistem em demonstrar como se dá o processo de alimentação e caça dos animais selvagens, este tipo de turismo promove uma educação por parte da população em geral, que acaba entendendo quais as reais necessidades dos animais e plantas destas áreas. Através do lazer e contato direto com a natureza são constatados aspectos importantíssimos entre natureza e homem, que passa a observar e a ter uma maior conscientização do que é realmente preservar e cuidar do ambiente natural dos animais selvagens.

Animais selvagens no Brasil Cuidados com Animais selvagens

Pesquisar
Artigos Relacionados