Angra dos Reis RJ

links patrocinados

Angra dos Reis RJ

Angra dos Reis

Angra dos reis é uma cida do Rio de Janeiro que possui cerca de 365 ilhas localizadas no seu litoral, rica por sua diversidade e pela presença ilustre de artistas com casas e barcos na região, Angra dos Reis também é um importante centro turístico e comercial do estado. No Censo realizado em 2011, contabilizou uma população de 169.511 mil habitantes divididos nos 825km² do município. Faz limite com as cidades de Parati, Mangaratiba, Rio Claro, São José do Barreiro e Bananal. Como boa parte de Angra dos Reis é cercada por morros, nos últimos anos durante o período de chuvas tem acontecido vários deslizamentos de terra na região, o que tem provocado mortes e acidentes trágicos como o que ocorreu em 2010 em Ilha Grande.

História de Angra dos Reis

Angra dos reis foi descoberta pelos portugueses em 1502, e era habitada por indígenas antes de sua colonização 50 anos depois. Até 1870 a cidade era vista como importante fornecedora de alimentos e agricultura em geral pelos colonos pela proximidade com a capital e a facilidade de acesso pelas estradas de terra. Mas em 1872, com as construções das estradas ferro reais a cidade foi esquecida e deixou de ter importância no cenário nacional da época. Somente em 1929 retomou a importância que lhe era devida e se deu mais especificamente pela construção da estrada de ferro na região ligando a região de Minas Gerais e Goiás, escoando portanto toda a produção agrícola da região por esses outros estados. Nos dias atuais, Angra dos Reis ganhou importância por ter em sua região plataformas de petróleo administradas pela Petrobras e por ser um importante ponto turístico de famosos e milionários do país e do mundo, alguns inclusive mantém mansões e barcos na região.

Economia em Angra dos Reis

Angra dos Reis também é conhecida pelos esforços nacionais de manter uma usina de enriquecimento de urânio na região, apesar de nunca ter de fato enriquecido urânio nas usinas de Angra I e II, o governo mantêm as usinas apenas para fornecimento de energia nuclear para boa parte do Estado do Rio de Janeiro e Região. As demais atividades econômicas da região se concentram na pesca, atividades navais e estaleiros portuários. O mais importante o estaleiro Keppel Fels, antigo Verolme. O turismo também serve como impulso para o giro da economia local.

Tragédia em Angra dos Reis

Em 2009 e 2010 a região foi conhecida pela tragédia dos desabamentos em Ilha Grande e em outros morros da região. Mais de 100 famílias perderam suas casas e 33 pessoas morreram por ocasião dos desastres. A região, segundo o governo local ainda não se recuperou totalmente dos estragos causados pelas chuvas, e nem mesmo o turismo local se recuperou ficando abaixo do esperado nos anos seguintes de 2010 e 2011. Durante alguns meses de 2010 por exemplo, a secretaria de turismo do estado do Rio chegou a informar que o turismo tinha praticamente desaparecido.

Investimentos em Angra dos Reis

Logo após os desastres, o Governo local e o federal passaram a investir mais dez milhões de reais, somente o Ministério do Turismo investiu dois milhões de reais para que a região pudesse alcançar níveis de aceleramento consideráveis na recuperação do prestigio no turismo. Aos poucos, Angra dos Reis está de volta ao cenário nacional e internacional de paraíso das ilhas no roteiro do turismo.

Fotos

Confira Fotos sobre Angra dos Reis RJ:

Cidade de Angra dos Reis RJ Localização Angra dos Reis RJ Belezas naturais Angra dos Reis RJ Rio de Janeiro Angra dos Reis RJ

Pesquisar
Artigos Relacionados