Amigo Secreto

links patrocinados

Amigo Secreto

Amigo Secreto

Grande parte da população brasileira adora a época de final de ano. O espírito natalino toma conta de todos que decoram suas casas e distribuem presentes entre a vizinhança. Além disso, as tradicionais festas de final de ano não podem faltar. Troca de presentes entre familiares, peru, frutas secas, entre outras coisas tomam conta das comemorações pelo nascimento de Jesus Cristo.

Entretanto, um dos eventos mais tradicionais nas festas de final de ano é a brincadeira conhecida como “Amigo Secreto”, ou então “Amigo Oculto”. Geralmente ela é feita entre os familiares, mas também pode ser realizada entre colegas de estudo ou de trabalho.

O que é Amigo Secreto?

A brincadeira do Amigo Secreto consiste na troca de presentes entre um mesmo grupo de pessoas. Entretanto, algumas semanas antes da data da entrega dos presentes, é feito um sorteio entre todas as pessoas que irão participar para ficar definido qual é o amigo secreto de cada um, por isso o nome da brincadeira: ninguém sabe dentro do grupo quem saiu com quem e durante a entrega a pessoa dá dicas sobre quem irá receber o presente e os demais tentam adivinhar.

O sorteio é feito através de pedacinhos de papel com o nome de cada pessoa que vai participar do Amigo Secreto. Depois disso, os papéis são colocados em uma cesta e cada um escolhe um, que irá ser o seu Amigo Secreto. Caso alguma pessoa escolha o papel com o seu próprio nome, o sorteio terá que ser feito novamente, já que ficaria sem graça dar um presente a si mesmo.

No dia escolhido para a troca de presentes (entre os familiares, ele geralmente acontece no dia de Natal após a ceia; entre colegas de escola ou de trabalho é feito antes das férias do final de ano) todos se reúnem e uma pessoa escolhida por todas começa com as descrições, enquanto que todas as outras tentam adivinhar. Quando o nome do Amigo Secreto é descoberto, ele recebe o presente e começa a descrever o seu Amigo Secreto e assim por diante.

Presentes Amigo Secreto

O tipo e o valor dos presentes são definidos antes mesmo do sorteio e da brincadeira começar. Cada grupo tem um critério diferente e você também pode fazer o seu. Geralmente, são definidos um valor mínimo e um valor máximo para os presentes (por exemplo, no mínimo R$ 10 e no máximo R$ 20) para que não haja muita diferença entre o presente que você compra para o seu amigo secreto daquele que você recebe.
Entre os principais desafios da brincadeira do Amigo Secreto está a de conseguir dar um presente que o seu amigo irá gostar.

Quando a brincadeira é feita entre familiares é mais fácil, já que o convívio ajuda a saber o que cada um gosta de ganhar. Mas quando é feita entre colegas de trabalho, você pode acabar sorteando uma pessoa que você não tenha tanta intimidade. Quando isso acontece, você deve tentar descobrir informações da pessoa discretamente, para que a ‘graça’ da brincadeira não seja perdida.

Fotos

Confira Fotos do Amigo Secreto:

Amigo SecretoAmigo Secreto
Muitas empresas e famílias fazem a brincadeira do amigo secretoMuitas empresas e famílias fazem a brincadeira do amigo secreto
A brincadeira é feita geralmente no NatalA brincadeira é feita geralmente no Natal

Pesquisar
Artigos Relacionados