Amazon

links patrocinados

Amazon

Amazon

O Amazon é um site norte americano de venda de produtos novos e usados através da internet, tendo sido fundado ainda em um período que a rede não era tão popular e havia desconfiança sobre a segurança das compras online. Localizada em Seattle, no estado de Washington, atualmente é considerada a maior loja online do mundo. Além disso, possui lojas em outros países, como Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Japão e China, além de expectativas para lanças outras três (Suécia, Polônia e Países Baixos). Cada uma dessas lojas é independente, embora haja comunicação quando se compra de um país para outro.

Em 1994, seu ano de criação, o Amazon ainda era chamado de Cadabra, mudando seu nome para 1995 em uma homenagem para o maior rio do mundo, que por sua vez foi nomeado por causa das guerreiras da mitologia grega. Nessa época, o site vendia apenas livros, tendo aumentado seu catálogo para DVDs, CDs, MP3s, jogos, softwares, produtos alimentícios, jóias, brinquedos, móveis, além de eletrônicos, entre outros mais específicos. Atualmente conta com mais de sessenta e cinco mil funcionários e colaboradores, com uma marca no valor de quarenta e oito bilhões e é o décimo primeiro site mais visitado no mundo, segundo o ranking Alexa.

Mais informações

Apesar da criação em 1994, o Amazon só veio a se destacar na história da internet realmente quando, após a falência de vários sites, se manteve ativo a partir da década de 2000. Aos poucos, ações da empresa foram ganhando mais valor, assim como o estoque da loja foi aumentando com maior variedade para os clientes. Nessa época, também já tinha lucro suficiente para adquirir diferentes pequenas empresas online que forneciam serviços como leitura prévia de algumas páginas dos livros sendo vendidos, etc. Outro destaque dado à marca foi justamente a da compra e leitura de livros de forma digital, com a invenção do Kindle, que até hoje já tem mais de oitocentas mil cópias vendidas.

O site americano do Amazon atrai cerca de sessenta e cinco milhões de visitantes por mês, muito mais do que outras lojas como Walmart, Barnes and Noble, entre outras que vendem o mesmo tipo de produtos, principalmente livros. Um dos serviços que acabaram sendo reproduzidos em outros sites de vendas é o da resenha feita pelos usuários, que podem dar uma nota de um a cinco em um produto e ainda precisam comentar rapidamente sobre a experiência da compra. A opção acabou se tornando polêmica quando usuários faziam comentários em edições de livros diferentes, por exemplo, mas até hoje ainda é possível fazer as resenhas.

Algumas das ações que entraram para a história é a venda coletiva e pré venda de alguns produtos que são muito esperados, como por exemplo livros da coleção Harry Potter na época, o Sony Play Station ou então o iPhone e iPod, entre outros. Nesses casos, existe um aumento de banda para suportar as visitas e também deixar a navegabilidade do site sem ser afetada. Obviamente, o Amazon preza muito pela segurança e privacidade dos usuários, embora utilize informações sobre a visualização de produtos e afins para sugerir comprar semelhantes de acordo com o gosto do consumidor.

Fotos

Confira Fotos da Amazon:

AmazonAmazon
O Amazon é um site de venda americanoO Amazon é um site de venda americano
O Amazon foi criado em 1994O Amazon foi criado em 1994

Pesquisar
Artigos Relacionados