Alíquota FAP

links patrocinados

Alíquota FAP

Alíquota FAP

Sobre a Alíquota FAP

Empresas e trabalhadores têm mais segurança desde o começo do ano. Passou a entrar em vigor a nova alíquota FAP, que é mais justa e incentiva as empresas a investirem, para que não ocorram acidntes.

O que significa a Alíquota FAP

FAP significa Fator Acidentário de Prevenção. Ele é uma taxa cobrada das empresas para custeio de eventuais acidentes – afinal, quando eles ocorrem, o pagamento não deve sair somente da Previdência Social (que é paga pelos trabalhadores).

Porém, o FAP antes era cobrado diferente. O processo acontecia da seguinte forma: toda empresa tem que pagar 1%, 2% ou 3% em cima da folha salarial. O percentual é definido de acordo com a atividade desenvolvida. Empresas de ramos de alto risco pagam 3%. Era somente assim que acontecia.

Agora, este percentual é multiplicado pelo FAP, que varia de 0,5 a 2. Este valor é definido de acordo com o número de acidentes de trabalho ocorridos no período analisado pelo Governo, que foi de 1º de maio de 2004 a 31 de dezembro de 2006. Então, as empresas que tiveram poucos acidntes ficaram com 0,5 e as com muitos ficaram com o índice máximo de 2.

Agora, o imposto pago pelas empresas é calculado assim: percentual do ramo de atividade vezes o índice do FAP. Este cálculo beneficia as empresas que investem em segurança do trabalho, afinal a empresa de alto risco com poucos acidentes paga 1,5% (3% x 0,5); já a empresa de alto risco e com altos índices de acidentes pode pagar até 6% (3% x 2).

Objetivo da Alíquota FAP

O objetivo da alíquota FAP é que as empresas que ainda não perceberam a importância da segurança do trabalho tomem a frente e passem a investir nesta área tão importante. É uma maneira de oferecer segurança e melhores condições de trabalho a todos os brasileiros.

Consulta alíquota IPVA 2013

O Imposto sobre propriedade de veículos automotores é um dos impostos mais presentes no dia a dia dos brasileiros. Todo cidadão que é proprietário de um veículo automotor – excluindo-se embarcações e aeronaves – deve pagar o imposto que tem seu valor determinado com base no valor total do veículo. A porcentagem é determinada pelo estado onde o veículo está registrado.

IPVA

No ano de 2013, a alíquota de IPVA mais cara foi a do estado de São Paulo, onde os veículos movidos à gasolina ou flex tiveram sua alíquota estabelecida em 4%.

Consulta alíquota IPVA 2013 Consulta débitos do veículo

No restante do país, a alíquota de IPVA costuma variar de 2 a 3% do valor do veículo na tabela FIPE.

Gastos com carro

Gastos com um carro

Ter um carro é um sonho de consumo de praticamente todos os brasileiros. Muitos acreditam que juntar o dinheiro o ou fazer um financiamento para adquiri-lo é a pior parte. O que a maioria das pessoas esquece é que, possuir um veículo atualmente implica em uma série de obrigações fiscais e de manutenção sobre os veículos.
Na questão fiscal, além do IPVA anual que possui alíquotas salgadas, há a cobrança de licenciamento anual e seguro DPVAT obrigatório. Ou seja, você passar o ano todo pagando impostos para poder utilizar o veículo. Além disso, para carros zero quilômetro há uma grande necessidade de se fazer o seguro particular do veículo, para não ter dores de cabeça depois.
No caso dos carros mais novos, as revisões são obrigatórias para que a garantia não seja perdida. Por isso, considere gastar um bom dinheiro anualmente com as revisões programadas.

Como consultar alíquota IPVA 2013

Como consultar a alíquota do IPVA 2013

As alíquotas de IPVA 2013 podem ser consultadas nos sites governamentais, no site dos DETRANS ou em outros sites especializados em automóveis. Fique de olho na alíquota de seu estado para se programar na hora de pagar o IPVA. Em 2013, o prazo para pagamento do imposto parcelado foi o mês de julho. A partir de agora, haverá cobrança de juros sobre o valor pré-determinado.
Para consultar a alíquota de IPVA 2013 é necessário ter um computador com acesso à internet. No site do DETRAN de seu estado tem o comunicado oficial do governo estadual informando os ajustes dos valores e o cálculo feito para se chegar à alíquota real. Além disso, nos grandes sites especializados, é possível aprender como fazer o cálculo do IPVA do seu carro de acordo com a alíquota estabelecida.

Alíquota IPVA 2013

Consulta débitos do veículo

Os sites de todos os DETRANS nos estados brasileiros oferecem diversas informações sobre processos de habilitação, IPVA do veículo, débitos de licenciamento do veículo, multas, pontuação da CNH do motorista, ações dos DETRANS para melhoria do trânsito nas cidades e muito mais. Tudo isso para que os motoristas possam se programar e ter conhecimento sobre seu carro e sua vida como motorista.
Não deixe de ter controle sobre os débitos do seu veículo e suas obrigações como motorista: acesse o site do DETRAN de seu estado, descubra a alíquota do IPVA 2013 e obtenha maiores informações!

Pesquisar
Artigos Relacionados