Aliche – O que é

links patrocinados

Aliche

Características da Anchova

O que é o Aliche?

O Aliche, peixe conhecido em alguns países com nomes como Anchois, Boqueron, Bocarte, Xouba, Seito e Aladroc, é conhecido no Brasil por seu uso principalmente como recheio de pizzas e outras massas da culinária italiana.

Porém, na costa do nosso país, o Aliche em sua forma natural é encontrado, mas existem outros tipos de peixe que tem características parecidas com a dele, com destaque para a Manjubinha ou Pititinga, como é chamado principalmente no nordeste.

Mas o que é exatamente o Aliche e quais são as suas particularidades? Isso é o que pretendemos responder no texto abaixo.

De onde vem o Aliche e como ele é?

O Aliche é um peixe com coloração azul normalmente encontrado no Mediterrâneo e em alguns mares localizados no hemisfério sul que, na idade adulta, chega à medida máxima de 10 centímetros.

No continente europeu, a maior pesca acontece na Espanha, seguida pela Itália, Grécia e França. Porém, o Aliche também pode ser encontrado na costa norte-americana da Califórnia e também nas proximidades da Argentina e do Chile.

Aliche ou Anchova

Muitas pessoas confundem ou não sabem qual é a diferença entre Aliche e Anchova, errando na hora de comprar o produto ou pedir o prato que desejam.

Vale lembrar que o Aliche é a forma como o peixe é encontrado na natureza, porém a Anchova é quando o peixe in natura passa pelo processo de ser curtido em uma salmoura, que quando produzida em casa tende a ser menos salgada dos que as que passam por um processo industrializado.

Mas, uma característica que devemos citar na nossa descoberta sobre o que é Aliche é que, no caso das anchovas industrializadas, elas possuem mais espinhas e têm uma consistência mais mole.

Sardinha Anchovada

Também devemos saber ao tentar descobrir o que é o Aliche, que além da Manjubinha, que possuem características parecidas com a do Aliche, o Brasil também possui outra espécie que pode ser encontrada na extensão litorânea do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul e que também pode passar por um processo de salmoura, se tornando assim anchovada.

Esse peixe é a Sardinha Anchovada, que conta com um preparo incluindo o processo de salgar e depois é armazenado por um período que leva no mínimo seis meses e no máximo um ano. Depois tem seus espinhos retirados e é enlatado com azeite.

O sabor não é idêntico ao do Aliche ou Anchova, porém pode substituir bem o pescado internacional.

Benefícios do Aliche

Agora que já descobrimos o que é Aliche e aprendemos que ele é o mesmo peixe que a Anchova, porém passado por um processo diferente, podemos nos informar sobre quais são os benefícios que o consumo trazem para a nossa saúde.

Segundo especialistas, o peixe nas suas duas formas possuem os chamados ácidos graxos poliinsaturados, indicados na redução do colesterol ruim e manutenção da saúde cardiovascular.

Além disso, acredita-se que o Aliche é um forte aliado na batalha para a perda de peso, já que contribui para o bom funcionamento do nosso organismo como um todo. O selênio e a vitamina E presentes no alimento também ajudam a evitar rugas e manchas na pele.

A vitamina A e o cálcio que também estão contidos no peixe auxiliam no fortalecimento de dentes e ossos e também ajudam na prevenção de doenças como a catarata.

Confira Fotos do Aliche:

Pizza com Aliche

Culinaria com Aliche

Massas com Aliche

Aliche

GD Star Rating
loading...
Aliche - O que é, Nota: 3.0 de 5 com 5 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados