Aliche – O que é

Aliche

Muito utilizada na culinária principalmente para rechear pizzas ou para receitas de origem italiana, o aliche nada mais é do que um peixe. O aliche é um outro nome dado a um preparo da Anchova, ou Anchoveta, que são peixes do gênero Pomatomus da família Pomatomidae, também levam o nome de bluefish.

A Anchova é comum em quase todo o litoral brasileiro, mas aparece em maior quantidade na área litorânea sul, do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul. Ele é um peixe que possui escamas e o corpo bem alongado e bem comprido é um peixe fusiforme.

Características da Anchova

A Anchova possui coloração azulada em seu dorso, porem prateada no ventre e nos flancos. Trata-se de um peixe grande que pode chegar a um metro e meio de comprimento e pesar até 20 quilos. Durante os meses de inverno ela se aproxima mais da costa e é quando se formam os cardumes de Anchovas, principalmente de Anchovas jovens.

A Anchova é um peixe feroz que chega a atacar outros peixes inclusive da própria espécie, possui grande importância comercial na indústria da pesca, sendo um dos peixes mais procurados também por pescadores esportivos.

Ela se alimenta principalmente de sardinhas e comumente é encontrada com pesos de 5 à 6 quilos. As Anchovas podem engolir presas que tenham ate metade do seu próprio peso, além das sardinhas, ela se alimenta também de savelhas, manjubas, crustáceos e moluscos. O peixe é largamente explorado nas regiões peruanas e chilenas.

Preparar o Aliche

Como se trata de um preparo da Anchova o Aliche pode ser feito de algumas formas diferentes, mas a receita básica e tradicional do preparo do Aliche é a media de 100 gramas de filés de anchovas, 200ml de azeite extra virgem, 2 folhas de louro e sal a gosto.

Para preparar basta certificar-se que não há espinhos no filé, então se corta em filetes de aproximadamente 5 cm. Os filetes vão ser salgados e colocados em uma assadeira envolto em folhas de alumínio, deve deixar no forno por 5 minutos a 150ºC. Enquanto isto deve ser aquecido o azeite junto as folhas de louro. Despeja-se o azeite em cima das anchovas ele esta pronto para ser consumido ou guardado por até 3 meses.

Fotos

Confira Fotos do Aliche:

Pizza com Aliche

Culinaria com Aliche

Massas com Aliche

Aliche

GD Star Rating
loading...
Aliche - O que é, Nota: 2.8 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados