Akita: comportamento e preço do filhote

links patrocinados

Akita: comportamento e preço do filhote

O Akita é uma raça que teve origem no Japão, há cerca de três séculos. Algumas versões sobre sua origem dizem que a raça surgiu, na verdade, na Europa, aparecendo posteriormente no Japão. Em seus primórdios, o Akita era utilizado como um cão de briga. Entretanto, com o passar dos anos, esta prática foi entrando em declínio. Durante o período das brigas de cães, o Akita era constantemente misturado a outros grandes cães europeus. O fim desta prática fez com que a mestiçagem fosse drasticamente reduzida, o que auxiliou na definição do padrão da raça.

O Akita é considerado um verdadeiro patrimônio do Japão. Por aqui, sua popularidade aumentou consideravelmente após o filme “Sempre ao seu lado”, de 2009, com Richard Gere. A comovente história do cão Hachiko é baseada em fatos reais, e serve para ilustrar a incrível lealdade do Akita.

Comportamento do Akita

Akita: comportamento e preço do filhote Akita

Akita é um cão muito fiel, bondoso e gentil com seus donos. Por “dono”, devemos considerar as pessoas que vivem na mesma casa que o cão. Apesar de sua lealdade com humanos, o Akita é um ótimo cão de guarda. Entretanto, ele não deve ser mantido isolado no quintal, pois isso causa muitos prejuízos ao seu bem-estar. O ideal é que o Akita possa transitar dentro de casa, ou pelo menos permanecer em um ambiente no qual os membros da família circulem com frequência.

Se não receber o tratamento adequado quando filhote, o Akita pode se tornar agressivo com outros animais e pessoas. Para resolver este problema, é ideal que o Akita, enquanto ainda filhote, socialize com o maior número possível de pessoas e outros cães. É extremamente recomendável que, desde pequeno, o Akita passe por um treinamento com especialistas, o que evitará que ele se torne um cão desobediente no futuro.

Akita: comportamento

Características físicas

O Akita é um cão com porte médio para grande, com uma constituição física bastante forte e robusta. Sua camada superior de pelo é reto e duro, enquanto a camada inferior é densa e macia. A pelagem do Akita pode ser avermelhada, branca ou tigrada. Nas pelagens vermelhas e tigradas, a bochecha e as laterais do focinho devem apresentar um pelo branco. Os machos possuem cerca de 67 centímetros de altura, enquanto as fêmeas costumam ser cinco centímetros menores.

Akita: preço

Preço do filhote de Akita

Os filhotes de Akita, com pedigree, têm um preço médio de R$1,5 mil. O cão é, geralmente, bastante saudável, tendo uma expectativa de vida entre 10 e 12 anos. É importante ressaltar que o Akita tem o senso de proteção como um verdadeiro instinto. Portanto, não há a necessidade de ensiná-lo a ser um cão de guarda. Desde filhote, o Akita mostrará essa habilidade.

Akita:cuidados

Importante

Se você pretende adquirir um Akita, é muito importante que o cão seja comprado diretamente com criadores reconhecidos. Evite a compra em pet shops e casas agropecuárias, pois, além de não saber a procedência do filhote, você poderá acabar alimentando uma indústria que tem pouco respeito às fêmeas matrizes.

Pesquisar
Artigos Relacionados