Ajuris

links patrocinados

Ajuris

A Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) é uma entidade de magistratura de classe, sendo que já participou e contribuiu bastante para a evolução do Direito no país, como em causas polêmicas da união civil homossexual, bem como os Juizados de Pequenas Causas, a Justiça Restaurativa, entre outras atuações. Fundada em agosto do ano de 1944, a Ajuris une todos os tipos de magistrados e atuantes do Poder Judiciário (ou seja, estadual, trabalhista, federal e militar).

As principais atuações da Ajuris envolve não apenas o fortalecimento da classe, mas principalmente o debate e participação unificado nas discussões nacionais e internacionais do Direito, bem como da melhor participação da sociedade civil organizada na luta pela justiça e o acesso universal aos direitos e deveres. Além disso, a Ajuris leva em consideração as influências da economia, da globalização e da política internacional e os impostos ao considerar todo e qualquer tipo de ação, principalmente as de impacto social.

O Estatuto da Ajuris, atualizado no ano de 2009, envolve alguns benefícios da Associação, como por exemplo o fortalecimento da classe, a organização em caso de luta coletiva por algum direito, promover a formação específica e de qualidade dos magistrados ou interessados, deixar mais às claras a questão do trabalho público, exigindo inclusive a transparência das atividades e da aplicação do dinheiro advindo de impostos e afins. Esses são poucos exemplos envolvendo a Ajuris, sendo que também há direitos para os associados e possibilidade de participação em assembléias e conselhos diretores.

Os órgãos da associação incluem: assembléia geral, conselho executivo, conselho deliberativo, conselho fiscal, coordenarias gerais. O conselho executivo é formado pelos seguintes departamentos: Aposentados, Assistência à Saúde, Assistência Jurídica, Assistência Pessoal, Assistência Social, Assuntos Constitucionais, Assuntos Legislativos, Centro de Apoio à Jurisdição, Comunicação Social, Consórcios, Coordenadorias, Cultura Gaúcha, Cultural, Desportivo, Editorial, Estudos e Reformas, Feminino, Informática, Mútua, Ouvidoria, Patrimônio Residencial, Pensionistas, Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos, Serviços Administrativos, Social, Valorização Profissional.

Mais informações

Um dos pontos positivos da Ajuris é justamente o não envolvimento com qualquer atividade partidária, tentando ao máximo a neutralidade nesses casos, para que isso não afete também a credibilidade da instituição e sua posição nos debates nacionais ou estaduais. Para ser admitido na Ajuris, basta entrar para o processo de seleção, que só leva em consideração o decoro e a ética profissional dos indivíduos.

A Ajuris também oferece opções de lazer e entretenimento para os associados, como é o caso da Sede Campestre ou mesmo das atividades e descontos em ações culturais em todo o estado do Rio Grande do Sul. A Ajuris conta com uma Radio Web, bem como uma sessão específica de clipping e produção de conteúdos sobre notícias e ações da Ajuris.

Além disso, a instituição conta com publicações acadêmicas em revistas que dão pontuação a bolsistas, pesquisadores, advogados, mestres e magistrados, como é o caso da Revista Sentença, Revista Dossiê e a Revista MultiJuris, entre outras opções. Essa Associações fortalecem a relação entre os profissionais do Direito de todo o estado, além de contribuir para um histórico considerável das ações jurídicas no Rio Grande do Sul.

Fotos

Confira Fotos da Ajuris:

Associação dos Juízes do Rio Grande do SulAssociação dos Juízes do Rio Grande do Sul
AjurisAjuris
Associados AjurisAssociados Ajuris

Pesquisar
Artigos Relacionados