Agências de Emprego

links patrocinados

Agências de Emprego

Agências de Emprego

As Agências de Empregos são repartições públicas ou privadas que tem por objetivo promover a interação entre empregadores e empregados. Elas anunciam uma possível vaga em alguma empresa e os candidatos devem se cadastrar para concorrer. Além disso, as Agências de Emprego também podem se constituir como seletora de profissionais, já que as empresas possuem um perfil do candidato que desejam contratar e as próprias agências é que fazem a triagem e a seleção dos funcionários.

Funcionamento de uma Agência de Emprego

Geralmente, o agenciamento de vagas através de uma Agência de Emprego começa com o contato da agência com empresas de diversos ramos que divulgam através dela se há alguma oportunidade de emprego vaga naquela empresa. Quando há, as agências de emprego divulgam a vaga em seu site ou então na sede fixa da agência e os candidatos é que devem procurar as oportunidades. Caso alguma vaga interesse, as pessoas devem demonstrar interesse e marcar uma entrevista.

As Agências de Emprego realizam também o cadastro de currículos em um banco de dados próprio que facilita a averiguação e a triagem das vagas. As pessoas podem se candidatar a qualquer vaga ofertada, mas se o perfil desejado pela empresa não corresponder ao currículo e formação de algum candidato ele estará automaticamente fora da disputa. Esse cadastro pode ser feito através da internet com o preenchimento de campos como experiência profissional, cursos realizados, além dos dados pessoais e formas de contato.

Em alguns casos, as próprias Agências de Emprego entram em contato com os candidatos cadastrados para oferecer uma vaga disponível. Mas geralmente isso acontece quando há pouca procura pela vaga ofertada, ou então quando nenhum profissional que se cadastrou para ocupar a vaga tenha sido aprovado pelo currículo ou então na entrevista.

Atuação da Agência de Emprego

Além de oferecer o serviço básico de informação sobre vagas em empresas, algumas Agências de Emprego funcionam como praticamente o setor de recursos humanos da instituição. Dessa forma, o serviço é terceirizado e as próprias agências é que determinam quais os candidatos serão contratados. Elas são as responsáveis por divulgar as vagas e podem fazer isso através de publicidade em jornais, revistas e outdoors.

Para avaliar os candidatos que concorrem a uma determinada vaga, as Agências de Emprego aplicam testes, formulários para avaliar os concorrentes. Além disso, elas também podem efetuar as entrevistas preliminares, realizar dinâmicas de grupo e fazer avaliações através de testes psicológicos para determinar qual o candidato mais preparado para aquela vaga.

Existem três formas básicas de funcionamento de uma Agência de Emprego no que diz respeito ao tipo de cobrança pelos serviços. A primeira delas é totalmente gratuita para os candidatos e o pagamento é feito pela empresa que recruta os serviços da agência para divulgar a vaga. Outro tipo é aquela agência que cobra uma taxa por mês do candidato enquanto o seu currículo ficar disponível no bando de dados da agência. A terceira cobra uma porcentagem relativa aos primeiros salários do funcionário quando eles conseguem uma vaga através da agência.

Fotos

Confira Fotos das Agências de Emprego:

Agência de empregosAgência de empregos
Agencia de empregos é boa opção para quem procura serviçoAgencia de empregos é boa opção para quem procura serviço
Várias pessoas já conseguiram emprego através delaVárias pessoas já conseguiram emprego através dela

Pesquisar
Artigos Relacionados