AFPESP Guarujá

links patrocinados

AFPESP Guarujá

AFPESP Guarujá

Guarujá significa na língua tupi “senhor de pássaros”. Como a maioria sabe, é uma linda cidade que se localiza no litoral do estado de São Paulo e que faz extremo sucesso com seus pontos e praias turísticas durante as férias e feriados. O município faz parte da microrregião de Santos e é considerada a terceira maior ilha do estado de São Paulo, sendo o destino preferido de milhares de turistas não só paulistas, mas de todos os cantos do Brasil.

História do município do Guarujá

Foi no mês de janeiro do ano de 1502 que os aventureiros André Gonçalves e Américo Vespúcio chegaram ao Brasil. O primeiro local que pisaram foi na praia de Santa Cruz dos Navegantes, na ilha do Guarujá, para só em seguida seguir viagem para São Vicente.

Como naquela época a ilha era uma região cujos aspectos não contribuíam com a colonização dos portugueses, eles decidiram habitar e colonizar a ilha ao lado, a também famosa São Vicente.
Já no final do século XIX, foi fundada a Estância do Guarujá. Isso aconteceu devido ao desenvolvimento da economia paulista e à existência de uma linha de trem que ligava o litoral e o Planalto Paulista. Em seguida, a ilha tornou-se um grande local de encontro de toda a alta classe paulista da época.

Já no ano de 1923, a ilha de Guarujá, que na época ainda era considerada somente uma vila, transformou-se e passou a ser considerada um Distrito de Paz. Três anos mais tarde, em junho do ano de 1926, Guarujá torna-se prefeitura sanitária, o que acarretou na separação entre a nova cidade e o município de Santos.

Sobre a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo – AFPESP

A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, mais conhecida pela sigla AFPESP, foi fundada no ano de 1931 por Victor José de Carvalho, Eduardo Macedo Ribas, Lourenço Arantes Junior e Darcy Antero Bloem.

O primeiro presidente da AFPESP foi um dos próprios fundadores, Victor José de Carvalho, que ocupou esse cargo entre os anos de 1931 e 1934. Desde o ano em que foi criada, a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo conquistou vitórias que são extremamente importantes para os servidores, como a reintegração dos funcionários que foram afastados como forma de represália à participação durante a Revolução de 32. Além dessa vitória, outras foram conquistas como as relacionadas ao lazer, à educação, à assistência, e aos serviços prestados aos seus associados.

Sobre a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo – AFPESP – do Guarujá
Hoje em dia, a Associação é considerada a maior instituição associativa de toda a América Latina. Com mais de 236 mil funcionários, a AFPESP está presente em mais de 32 cidades de todo o estado de São Paulo.

Os funcionários públicos do município do Guarujá podem se associar à Unidade Regional da AFPESP da baixada santista, que fica localizada na cidade de Santos e que foi fundada em 1976 e atende cerca de 18 mil associados de 26 municípios do litoral sul e de toda a região.

Fotos

AFPESP GuarujáAFPESP Guarujá
Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo
GuarujáGuarujá

Pesquisar
Artigos Relacionados