Afinador de Violão

links patrocinados

Afinador de Violão

Pra quem está começando agora a aprender a tocar violão ou guitarra, é interessante pesquisar na internet modos para facilitar esse aprendizado.

Uma boa opção são os infinitos sites de cifras para o instrumento, atualmente essas páginas possuem um amplo arquivo também, inclusive com versões diferenciadas das músicas (acústicas, com solos, versões simplificadas, em outro tom, etc.). Entretanto, algo que provavelmente irá demorar para quem está começando agora é a questão de afinar o violão. Por isso, a internet mais uma vez contribui para esse aprendizado com o afinador para o instrumento.

Primeira opção

Faça o download de algum programa que conta com o afinador. Alguns deles só possuem essa função, enquanto outros são verdadeiros conglomerados que incluem a gravação de música, edição, alterar digitalmente os arquivos e afins. O problema é que essencialmente são programas pagos, devido ao número extensivo de serviços oferecidos. Em outros casos, programas simples que contam apenas com o afinador, acabam sendo o ideal. O funcionamento é simples: há um arquivo de áudio que você compara com o som saindo do seu violão e vai afinando aos poucos. Para programas mais complexos, é possível ligar o instrumento e o próprio afinador indica se está afinado ou não, toda a vez que você toca a corda.

Segunda opção

Pra quem não quer gastar dinheiro ou capacidade no computador (embora sejam programas essencialmente leves) ou ainda estão longe do computador que possui o programa, é possível encontrar afinadores online – em páginas da internet que contam com os mesmos serviços do programa. Assim, você toca o áudio de uma corda afinada e compara com o violão que deseja afinar. Nesse caso, não é possível comparar com a corda que está sendo tocada na hora, mas o sistema é mais fácil e de acesso universal de qualquer computador com conexão.

Terceira opção

Atualmente, existem muitos tutoriais na internet sobre como afinar seu instrumento. Provavelmente o mais fácil e educativo deles são os vídeos no youtube – onde você compara não apenas o som, mas vê uma pessoa explicando e de que forma ela faz para afinar o violão. Com isso, é possível copiar exatamente o processo no passo a passo apresentado e dificilmente você irá errar.

Em todos os casos, é possível mudar o tom desejado, a repetição do áudio, qual a corda você deseja ouvir, se é de violão ou guitarra (possui um som mais alto e metálico). Em muitos sites de serviços de música e informações (como aqueles que oferecem cifras, letras de música, rádio online, entre outros), é possível também acessar um afinador online.

Caso também haja opção de fóruns de discussão, chat ou qualquer forma de comunicação com outros usuários, fica fácil solucionar dúvidas sobre a afinação. Há inclusive troca de dicas, bem como de informações sobre modelos específicos (que às vezes são mais difíceis para afinar ou então mais básicos e indicados justamente para iniciantes em fase de aprendizado). Confira a opção que mais se adéqua a sua necessidade, para facilitar a sua compreensão do instrumento e como deixá-lo afinado, para que não deixe de praticar apenas por isso.

Fotos

Confira Fotos do Afinador de Violão:

Afinador de violão onlineAfinador de violão online
Afinadores convencionaisAfinadores convencionais
Você mesmo pode afinar seu violão em casaVocê mesmo pode afinar seu violão em casa

Pesquisar
Artigos Relacionados