Aeroporto Santos Dumont

links patrocinados

Aeroporto Santos Dumont

Aeroporto Santos Dumont

O aeroporto Santos Dumont, localizado no centro do Rio de Janeiro, foi o primeiro do Brasil a ser criado. O aeroporto foi finalizado em 1934, após as autoridades da então capital do Brasil decidirem que a cidade precisava de um local para pousos e decolagens de aeronaves. O aeroporto foi construído na Ponta do Calabouço, bem próximo ao mar, onde costumavam atracar hidroaviões.

Sobre o aeroporto

Desde o início das operações o Santos Dumont contava com uma grande demanda de passageiros. Na década de 80, mais de um milhão de passageiros chegavam e partiam do aeroporto e nos anos 90, o prédio que acomodava o terminal de passageiros teve de ser ampliado, contando com mais um andar, para atender com qualidade e segurança todos que fossem viajar ou chegar de viagem.

A partir de 2004 os voos de média e longa distâncias foram repassados para o aeroporto do Galeão, também localizado no Rio de Janeiro, e o Santos Dumont ficou responsável por operar apenas voos de curta distância. Atualmente, mais de oito milhões de passageiros embarcam e desembarcam no aeroporto por ano.

Operam voos no Santo Dumont as companhias aéreas TAM, Gol, Team, Varig, Webjet, Ocean Air, Trip, Azul e Avianca. Para chegar ao aeroporto, que está localizado na Praça Senador Salgado Filho, no centro do Rio, é possível utilizar a linha de ônibus 2145, chamado de Frescão, que realiza o trajeto entre os dois aeroportos da cidade.

Serviço e lojas

No aeroporto Santos Dumont há um posto da Polícia Federal e um Juizado Especial, posto dos Correios, achados e perdidos, além de caixas eletrônicos, lan house, lojas de artesanato e bijuterias, livraria e também guichês para aluguel de carros e pagamento de corridas de táxi.

Na praça de alimentação há lanchonetes, restaurantes a la carte, cafeterias e lojas de chocolate.

O aeroporto Santos Dumont também coordena o projeto social Dando Asas ao Futuro, que aborda, cadastra e acompanha as crianças, jovens e adultos que se instalam na praça anexa ao local, oferecendo oficinas esportivas e de capacitação, que têm como objetivo reinserir o indivíduo na sociedade e também no mercado de trabalho.

Informações adicionais site

O site da Infraero conta com páginas exclusivas de todos os aeroportos brasileiros pelos quais ela é responsável. Além de informações sobre a história do aeroporto Santos Dumont, capacidade, número de vagas no estacionamento, dimensões das pistas, serviços e facilidades oferecidas aos passageiros e funcionários do aeroporto, a página dedicada ao aeroporto localizado no centro do Rio de Janeiro conta com um painel com a situação dos voos, com estimativas dos horários de chegadas e partidas, informações sobre obras que estão em andamento, tempo no local, radar metereológico, tarifas aeroportuárias, links para sites de órgãos federais e companhias aéreas, além de um guia do passageiro, que traz informações detalhadas sobre os procedimentos realizados antes, durante e depois das viagens, além de dicas para que o passageiro aproveite ao máximo sua viagem e não tenha contratempos por conta do esquecimento de documentos ou por não tomar certos cuidados com a saúde, por exemplo.

Fotos

Confira Fotos sobre Aeroporto Santos Dumont: Fotos Aeroporto Santos Dumont Embarque Aeroporto Santos Dumont Imagem aérea Aeroporto Santos Dumont Aeroporto Santos Dumont Rio de Janeiro

Pesquisar
Artigos Relacionados