Aeroporto Salgado Filho

links patrocinados

aeroporto salgado filho

Aeroporto Salgado Filho

O Aeroporto Internacional Salgado Filho está localizado na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e é o único a operar na região. O aeroporto é tido como o mais importante da região Sul do Brasil, ficando inclusive à frente do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, em número de aeronaves e passageiros que circulam no local. O aeroporto porto-alegrense é ainda o terceiro do país em número de passageiros internacionais transportados, perdendo somente para os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e Guarulhos, em São Paulo.

O aeroporto foi inaugurado oficialmente em 1940, após o aeródromo que funcionava no local, originalmente de propriedade da Brigada Militar do estado, passar a ser controlado pelo governo federal.

O local se chamava Aeródromo de São João e passou a ser conhecido pelo nome que leva até hoje em 1951, em homenagem ao político Joaquim Pedro Salgado Filho, que já havia ocupado os cargos de deputado e senador pelo Rio Grande do Sul, ministro do trabalho e também da aeronáutica.

Pousos Aeroporto Salgado Filho

O Salgado Filho conta hoje com dois terminais de passageiros e um terminal de cargas. No terminal 1, o mais moderno, opera voos para destinos internacionais e conta com uma infraestrutura completa, incluindo restaurantes, shopping e lojas. O terminal também foi o primeiro do Brasil a contar com salas de cinema, atualmente desativadas. Já o terminal 2, o mais antigo e que permaneceu durante algum tempo desativado, é destinado somente para voos domésticos.

Companhias aéreas e destinos

Operam voos no Aeroporto Internacional Salgado Filho as companhias aéreas TAM, Gol, Azul, Trip, TAP, Aerolíneas Argentinas, Avianca, BQB, Copa Airlines, NHT e Taca Airlines.

Rotina do Aeroporto Salgado Filho

Tais operadoras operam voos para ou provenientes das cidades de Araguaína, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Buenos Aires, Caçador, Campinas, Chapecó, Cidade do Panamá, Criciúma, Erechim, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Goiânia, Joaçaba, Joinville, Lima, Lisboa, Miami, Montevidéu, Natal, Passo Fundo, Pelotas, Porto Seguro, Recife, Rio de Janeiro, Rio Grande, Salvador, Santa Maria, Santo Ângelo, São José dos Campos, São Luis, São Paulo e Uruguaiana.

Estrutura

Servicos Aeroporto Salgado Filho

O Aeroporto Internacional Salgado Filho oferece aos passageiros seis agências de turismo, diversos restaurantes, lanchonetes e cafés, agências bancárias do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, caixas eletrônicos do Banrisul, Bradesco, Banco do Brasil, HSBC, Itaú e Santander, duas casas de câmbio, farmácia, três free shops, livrarias, lojas de roupas, lojas de produtos regionais e de artesanato, setor de achados e perdidos, capela, agência dos Correios, serviço de engraxate, fraldário, casas lotéricas, posto médico e salões de beleza. O aeroporto também dispõe de postos da ANVISA, Ministério da Agricultura, Polícia Civil, Polícia Federal e das secretarias de turismo do estado e da cidade e do juizado da infância.

Localização

O Aeroporto Internacional Salgado Filho está localizado no bairro de São João, distante cerca de dez quilômetros do centro da cidade. Para chegar até o local é possível utilizar as linhas Aeroporto/Iguatemi e Aeroporto/Iguatemi/Anchieta do transporte coletivo ou então o serviço de táxi.

Reformas Aeroporto Salgado Filho Aeroporto Salgado Filho 2013

Pesquisar
Artigos Relacionados