Aeroporto Internacional Tancredo Neves – Confins

links patrocinados

Aeroporto Internacional Tancredo Neves - Confins

Aeroporto Internacional Tancredo Neves – Confins

Sobre o Aeroporto Confins

O aeroporto internacional Tancredo Neves, também conhecido como Aeroporto Confins, está localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. Confins é o nome do município em que se encontra o aeroporto.

Um dos ‘problemas’ do aeroporto de Confins é a sua distância do centro de Belo Horizonte, o que inviabiliza um pouco o transporte até os principais pontos da cidade. 38 quilômetros, no Brasil, é a maior distância de um aeroporto até a região central da cidade.

Acesso ao Aeroporto Confins

Percebendo todo o transtorno causado pela distância do aeroporto, o governo de Belo Horizonte já começou as obras da Linha Verde. A maior obra viária que a cidade já viu, pretende construir uma via rápida que ligue o centro até o aeroporto. Com isso, o tempo do trajeto vai cair pela metade: de uma hora vai passar para 30 minutos aproximadamente.

Modernidade do Aeroporto Confins

Mesmo com esse tipo de problema, o Confins é um dos aeroportos mais modernos do país. Isso acontece porque ele foi fundado recentemente, em março de 1984. Comparado a outros grandes aeroportos, essa é uma data recente.

Uso do Aeroporto Confins

Até 2005, o aeroporto Confins era subutilizado. A maioria dos vôos tinha como destino o aeroporto da Pampulha, mais próximo do centro da cidade. O confins recebia por ano ‘apenas’ 400 mil passageiros.

Após a transferência de vôos de um aeroporto para outro, o Confins começou a registrar cerca de quatro milhões e trezentos mil passageiros por ano. A capacidade atual do aeroporto é de cinco milhões de passageiros.

Por ano, cerca de 55500 aeronaves pousam e decolam do aeroporto. Após a crise aérea brasileira, Confins passou a ser um grande alvo de investimentos e a tendência é que se aumente o número de rotas nacionais e internacionais.

Aeroporto de Confins

Aeroporto de Confins

Sobre o Aeroporto de Confins

A partir do momento em que o meio de transporte aeroviário se mostrou como uma nova opção para as pessoas que precisavam do recurso para chegar rapidamente ao local de destino, diversos portos para organizar as chegadas e saídas dos aviões foram construídos. Com o tempo, as principais capitais do país foram ganhando os seus aeroportos.

O começo do Aeroporto de Confins

No caso de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, o aeroporto construído teve suas obras começadas em 1979, as quais só foram concluídas em 1983. Como uma das principais figuras da história política brasileira era natural de Minas, o aeroporto homenageia Tancredo Neves ao adotar este como seu nome.

Assim, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves foi oficialmente inaugurado em 1984, quando a primeira etapa da construção já estava finalizada e pode ser liberada para atender à demanda anual de cinco milhões de passageiros. Por estar localizado nos municípios de Confins e Lagoa Santa, o aeroporto ficou mais conhecido como o Aeroporto de Confins.

Para oferecer vôos domésticos no Aeroporto de Confins, as primeiras empresas com linhas nacionais a marcarem presença foram as Vasp, Varig e Transbrasil. Desse modo, os primeiros trajetos percorridos com saída de Minas Gerais foram feitos por alguma dessas empresas.

Aeroporto de Confins em números

Em seguida, ao se pensar em viagens internacionais, as primeiras a se estabeleceram no Aeroporto de Confins foram o Lloyd Aéreo Boliviano, a United Airlines, a American Airlines e a Pluna. Atualmente, com o crescimento da procura por vôos internacionais, outras empresas já operam no aeroporto, como a Varig/Gol, TAM, TAP, Webjet, COPA Airlines, OceanAir, Trip e Azul.

Em 2009, a quantidade de vôos registrados pela organização do Aeroporto de Confins chegou ao número de 70.122, sendo que essas viagens transportaram cerca de 5.617.171 passageiros. Os números mostram a relevância do aeroporto na sociedade mineira simplesmente pela grande quantia de pessoas que precisam desse transporte.

Para qualquer tipo de viagem feita pelo Aeroporto de Confins é cobrada uma taxa de embarque. No caso dos trajetos domésticos, essa taxa custa U$19,62. Mesmo com esse valor, ainda existem variações de acordo com cada categoria.

Pesquisar
Artigos Relacionados