Aeroporto Internacional de Congonhas

links patrocinados

Aeroporto Internacional de Congonhas

Aeroporto Internacional de Congonhas

Localizado na capital paulista, o Aeroporto Internacional de Congonhas é o terceiro maior do Brasil em fluxo de pessoas e vôos. Sua inauguração aconteceu em 1936, com o primeiro vôo sendo realizado para o Rio de Janeiro, com uma aeronave da extinta VASP. O local foi batizado em homenagem à região de sua instalação, a Vila Congonhas. O Aeroporto Internacional de Congonhas está entre os 100 mais movimentados do planeta.

História do Aeroporto Internacional de Congonhas

O Aeroporto de Congonhas foi criado nos anos 1930, período em que a capital paulista passava por uma grande expansão. A escolha do local não foi das mais fáceis: a capital paulista precisava de um aeroporto distante do Rio Tietê, onde funciona o Aeroporto Campo de Marte.

A região é muito propensa a enchentes, o que dificultaria as atividades do novo aeroporto em tempo integral. Por isso, a escolha foi pela Vila Congonhas, devido à sua proximidade do marco zero de São Paulo.

Aeroporto Internacional

Em 2003, o aeroporto começou a receber diversas melhorias em sua infraestrutura, promovidas pela Infraero. Neste período, o local passou por uma completa reformulação em sua área de embarque e desembarque, além de ter recebido um novo estacionamento, que comporta até três mil veículos. Ambas as pistas do aeroporto foram reformuladas em 2007.

Mudança de nome do Aeroporto Internacional de Congonhas

O Aeroporto Internacional de Congonhas recebia esta denominação até 2008, quando passou a se chamar apenas Aeroporto de Congonhas. Esta mudança se deu devido à construção do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na década de 1980.

Historia do Aeroporto Internacional de Congonhas

Esta nova estrutura, muito superior ao de Congonhas, fez com que todos os vôos internacionais fossem transferidos para Guarulhos. Congonhas, então, passou a receber somente vôos domésticos. Atualmente, o Aeroporto de Congonhas ainda recebe alguns vôos internacionais, mas somente nos casos de comitivas estrangeiras. Mesmo com a limitação a vôos domésticos, o Aeroporto de Congonhas segue como um dos mais movimentados do país, com capacidade para receber até 15 milhões de pessoas anualmente.

Vôos

Atualmente, o Aeroporto de Congonhas abriga seis companhias aéreas brasileiras: TAM, Pantanal, Gol, Brava, Azul e Avianca. Os vôos têm como destino dez estados brasileiros, além do Distrito Federal. Dentre as cidades que recebem vôos originados no Aeroporto de Congonhas estão Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis, Brasília, Porto Seguro, Vitória e São Carlos, além de outras.

Como chegar

Como chegar no Aeroporto Internacional de Congonhas

Devido à sua proximidade do marco zero da capital paulista, o Aeroporto de Congonhas está numa região de fácil acesso. Para chegar até lá, a principal via é a Avenida Washington Luís, que pode ser alcançada através da Avenida dos Bandeirantes e da Avenida Vinte e Três de Maio.

Para quem está em trânsito por São Paulo e precisa chegar até o Aeroporto de Congonhas, há sete empresas que oferecem serviços de traslado a partir de outros aeroportos da cidade ou dos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda. Na página oficial do Aeroporto de Congonhas é possível obter mais informações sobre estas empresas, como horários de traslado e preços.

Mudancas no nome do Aeroporto Internacional de Congonhas voos do Aeroporto Internacional de Congonhas

Pesquisar
Artigos Relacionados