Aeroporto Curitiba

links patrocinados

Aeroporto Curitiba

Aeroporto Curitiba

O Aeroporto Internacional Afonso Pena foi criado entre os anos de 1940 e 1942, quando o então Ministério da Guerra por meio de seus órgãos controladores da aviação (hoje representados pelo Ministério da Aeronáutica) decidiu desapropriar uma fazenda para a criação de pistas de voo, que seriam usadas para operações aliadas durante os combates da 2ª Guerra. A partir de 1946, após o fim da 2ª Guerra Mundial, os aviões comerciais começaram a operar no aeroporto, sendo que na época apenas quatro companhias aéreas operavam voos no local, com poucos destinos disponíveis.

Sobre o Aeroporto Internacional Afonso Pena

Durante os anos seguintes foram realizadas diversas obras no aeroporto, como a construção e ampliação de estações de passageiros. Em 1974 o aeroporto passou a ser controlado pela Infraero e foi um dos primeiros do Brasil a operar com o SITIA (Sistema Integrado de Tratamento de Informações Aeroportuárias), responsável por controlar a movimentação dos aviões, informações sobre voos e também por interligar todas as operações que ocorrem no local.

A partir de 1996, com o aumento da demanda de passageiros e construção de um terminal maior e mais moderno, o Afonso Pena se tornou internacional.

Atualmente são operados cerca de 150 voos diários no Afonso Pena, pertencentes às companhias TAM, Gol, Azul, Varig, Trip, Webjet, Ocean Air, NHT, Pluna e Passaredo. Também são operados voos das companhias de táxi aéreo Equip e Jet Sul.

O aeroporto está localizado em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, mais precisamente na Avenida Rocha Pombo, no bairro Águas Belas.

Serviços e lojas

No Aeroporto Internacional Afonso Pena é possível encontrar postos dos Correios, das polícias Militar, Civil e Federal, da Receita Federal, da Vigilância Sanitária e também do Ministério da Agricultura.

Quem viaja, vai buscar um passageiro ou trabalha no aeroporto também tem à disposição uma farmácia, loja O Boticário, loja Leve Curitiba, com lembrancinhas da capital paranaense, uma ótica, uma loja de malas e bolsas, lojas de produtos diversos, salão de beleza e também Fast Sleep, uma espécie de hotel em miniatura, no qual é possível sentar confortavelmente em uma poltrona reclinável ou tirar um cochilo em uma pequena cama.

Na praça de alimentação há opções para todos os gostos, com restaurantes por quilo, que vendem pratos feitos e também lanches rápidos. Recentemente foi inaugurada no aeroporto uma lanchonete popular, que comercializa itens alimentícios como pão de queijo e bebidas como suco de laranja por preços bastante em conta, diferentemente do que ocorre em outros restaurantes do local, em que os preços são abusivos.

Informações site

É possível encontrar informações adicionais sobre o aeroporto no site da Infraero, na página do aeroporto Afonso Pena. Há relação dos voos, com estimativas dos horários de partida ou chegada, tempo no local, radar metereológico, além de um guia do passageiro, com informações detalhadas sobre procedimentos importantes a serem tomados antes, durante e depois das viagens, como check-in, entrega e devolução de bagagens, segurança dos voos, facilidades existentes nos aeroportos e documentos necessários tanto para embarques nacionais quanto internacionais.

Fotos

Confira Fotos sobre Aeroporto Curitiba:

Imagens aéreas Aeroporto Curitiba Aeroporto Afonso Pena Curitiba Localização Aeroporto Curitiba Curitiba Aeroporto

Pesquisar
Artigos Relacionados