Aeroporto Afonso Pena

links patrocinados

Aeroporto Afonso Pena

Aeroporto Afonso Pena

O aeroporto internacional Afonso Pena é conhecido através da cidade de Curitiba, no entanto está localizado na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana da capital do paranaense, mais especificamente está localizado a 18 quilômetros do centro de Curitiba. O aeroporto é menor comparado a outros aeroportos de capitais brasileiras, sendo o oitavo maior do Brasil e o maior segundo na região sul. Possui uma área construída de 45 mil metros quadrados e atende 3,5 mil passageiros por ano.

Breve histórico do aeroporto

Avioes no Aeroporto Afonso Pena

As características da pista do Afonso Pena são as mesmas da época da Segunda Guerra Mundial, quando ele servia como base aérea. Em 1946 a aviação civil brasileira passou a realizar operações na base com vôos regionais e internacionais, o que resultou na construção de uma estação de passageiros utilizada até 1959, ano em que foi inaugurada uma nova estação.

No ano de 1974 a Infraero, Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária, assumiu o aeroporto e em 1977 terminou-se a ampliação do terminal de passageiros. Em 1996 com um vasto contingente de usuários ocorre a construção no novo aeroporto; o terminal sofreu uma reformulação e então passou a efetuar vôos internacionais.

Capacidade do Aeroporto Afonso Pena

Capacidade Aeroporto Afonso Pena

A atual capacidade do Aeroporto Afonso Pena é de 3,5 milhões de passageiros ao ano, não obstante em 2007, o aeroporto teve um curso de passageiros maior do que a capacidade, com aproximadamente 3,9 milhões de pessoas transportadas. É dos aeroportos mais modernos do país e possui um grande centro de controle operacional.

Estrutura do Aeroporto Afonso Pena

As pistas dispõem de 14 posições para estacionamento de aeronaves já para os veículos existem 668 vagas no estacionamento. O ambiente externo é rodeado de grados e jardins com flores e folhagens. Além disso, o Afonso Pena possui uma estação de tratamento de esgoto própria. Como em outros aeroportos maiores existem lojas, cafés, lanchonetes e livrarias montadas para atender os passageiros.

Movimentacao do Aeroporto Afonso Pena

Conta com equipamentos de última geração e tem o status de estar entre os vinte mais modernos aeroportos do mundo, sendo que em 2011 foi eleito o melhor aeroporto brasileiro. O Afonso Pena é completamente informatizado, o que permite o acompanhamento de todo serviço informativo de vôo, bem como a vigilância por circuito interno de televisão e o a verificação do consumo de água e energia elétrica e do sistema de proteção contra incêndio.

Movimentação do Aeroporto Afonso Pena

O movimento por mês de aeronaves no Aeroporto Internacional Afonse Pena passa de 60 mil sendo que mensalmente também são realizados 4.137 poucos em decolagens em média. A cidade de São Paulo é o maior destino dos vôos que saem de São José dos Pinhais, cerca de 30 aviões partem para a cidade da garoa todo o dia. O Rio de Janeiro é o segundo maior destino com 18 vôos diários em média.

Confira as companhias aeras que disponibilizam vôos de passageiros no aeroporto: Trip, OcenaAir, Gol, NHT, Passaredo, Azul, Pluna, Tam, Varig e Webjet. A Sideral Air Cargo é a única companhia aérea cargueira que atua no Afonso Pena.

Passageiros no Aeroporto Afonso Pena Pistas do Aeroporto Afonso Pena

Pesquisar
Artigos Relacionados