Aeronáutica do Brasil

Aeronáutica do Brasil

Aeronáutica do Brasil

A Aeronáutica Brasileira, conhecida como Força Aérea Brasileira, FAB, é extremamente importante para o nosso país. Como uma das ter Forças Armadas do Brasil, que é constituída pelo Exército (inclusive a Aviação do Exército), pela Marinha (incluindo também os Corpo de Fuzileiros Navais e a Aviação Naval) e pela própria Força Aérea, a Aeronáutica do Brasil é considerada a maior força aérea de toda a América do Sul, analisando o seu poder de fogo, a quantidade de aviões existentes e também todo o contingente.

História da Força Aérea Brasileira

Foi através da criação da Força Aérea Real, do Reino Unido no ano de 1918, da Força Aérea Italiana e da Força Aérea da França, ambas durante a década de 1920, que surgiu a ideia de criar uma organização brasileira também.

Uma das pessoas que mais defendeu a ideia de criar uma força aérea nacional foi o ex-presidente Getúlio Vargas. No ano de 1940, o grande defensor da ideia elaborou um grupo para estudar as características da força aérea do Brasil, que passou a ser responsável por diversos aspectos da aviação do nosso país, tanto da aviação civil quanto da militar, inclusive a coordenação, toda a infra-estrutura e também a regulação.

Criou-se assim, no mês de janeiro de 1941, o Ministério da Aeronáutica, que passou a atuar em uma área que se chamava na época “Forças Aéreas Nacionais”, cuja denominação foi alterada para Força Aérea Brasileira, como é conhecida hoje em dia, no dia 22 de maio do mesmo ano. Na mesma época toda a infra-estrutura da Aviação Naval e da Aviação Militar (inclusive as pessoas e as aeronaves) foi transferida para a Força Aérea Brasileira.

Sobre a organização e a infra – estrutura da Força Aérea Brasileira

Todo o comando militar da FAB é desempenhado pelo Comando da Aeronáutica, conhecido pelas siglas COMAER. Em relação ao Comando da Aeronáutica, estão subordinados três Comandos-Gerais, mais três departamentos e muitos outros órgãos que estão diretamente ou indiretamente ligados à administração e a todo o sistema de funcionamento tanto civil quanto militar da aviação nacional, inclusive o setor de pesquisas e de desenvolvimento aeroespacial, pesquisa e desenvolvimento aeroespacial.

Os três Comandos-Gerais estão classificados como: Comando-Geral de Operações Aéreas; Comando–Geral de Apoio e o Comando–Geral de Pessoal. Já os três departamentos que são subordinados ao Comando da Aeronáutica estão classificados como Departamento de Controle do Espaço Aéreo; Departamento de Ensino da Aeronáutica e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

Como ingressar na Força Aérea Brasileira

Para aqueles que estiverem interessados em ingressar em alguma das muitas vagas de trabalho que são oferecidas pela FAB, é necessário que se façam provas através dos concursos públicos que são organizados por diversas instituições em todos os estados do Brasil.

Existe outra maneira de ingressar da Força Aérea Brasileira, que é prestar os exames de seleção para diversos postos e fazer os cursos referentes para seguir uma carreira militar. Para mais informações basta acessar o site da FAB na internet.

Fotos

Confira Fotos da Aeronáutica do Brasil:

Aeronáutica do BrasilAeronáutica do Brasil
Força Aérea BrasileiraForça Aérea Brasileira
A Aeronáutica foi fundada em 1941A Aeronáutica foi fundada em 1941

GD Star Rating
loading...
Aeronáutica do Brasil, Nota: 1.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados