Aeronáutica Alistamento

links patrocinados

Aeronáutica Alistamento

Aeronáutica Alistamento

O Serviço Militar Obrigatório foi instituído por lei em 1964, fazendo com que todo o cidadão brasileiro, do sexo masculino, ao completar dezoito anos devesse se alistar em uma das três forças armadas do país (Exército, Marinha e Aeronáutica).

Essa atitude não está relacionada apenas a uma necessidade, mas sim ao fato de honrar o país e ser um patriota. Na maioria dos casos, a definição da força armada que o jovem se alista está relacionada com qual delas está presente na sua cidade e qual a tradição local ou de família.

O alistamento ocorre desde o primeiro dia útil de janeiro até o último dia útil de abril, sendo necessário levar apenas uma foto 3×4 e a certidão de nascimento (ou qualquer documento equivalente a este). O jovem deve ir à Junta de Serviço Militar mais próxima, para ficar em dia com seus deveres de cidadão. Caso não faça o alistamento, não terá o documento Certificado de Alistamento Militar (CAM), perdendo vários direitos, como o de viajar internacionalmente, por exemplo, pois o Certificado é exigido para confecção do passaporte.

A seleção geral irá definir qual a força armada que o convocado irá participar, sendo que no caso da Marinha e da Aeronáutica o alistamento é voluntário. É preciso ter as aptidões exigidas pela força armada em questão, bem como que o município seja tributário dessa força. Ou seja, você deve se alistar para o exército, mas pode optar por entrar na Marinha ou na Aeronáutica depois, tendo suas habilidades avaliadas e será aprovado se for bem nos testes e a sua cidade tenha um comando ou batalhão da força armada que você deseja entrar.

Aeronáutica

A Força Armada Brasileira (FAB) é a maior força armada aérea da América Latina, tanto em número de aeronaves, como poder de fogo e contingente. Foi criada em 1941, tendo sua participação histórica apenas da Segunda Guerra Mundial, lutando ao lado dos Aliados (França, Reino Unido, Estados Unidos) na frente italiana, contra a Alemanha, Áustria e os outros países que apoiavam o nazismo.

A estrutura da FAB inclui: três Comandos Gerais (de Operações Aéreas, de Pessoal e de Apoio), três Departamentos (de Controle do Espaço Aéreo, de Ensino da Aeronáutica e de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). Atualmente, o Brasil possui sete Comandos Aéreos Regionais (COMAR), localizados nas cidades de Belém, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Canoas, Brasília e Manaus, tendo cada um a jurisdição de alguns estados próximos.

Algumas das atividades realizadas pela Força Aérea são: ajuda humanitária (sendo no Brasil ou no exterior), executar ações defensivas ou de ataque, preservar pessoas ou equipamentos da Força Aérea, impedir invasões aéreas, apoiar a força armada brasileira de toda a forma com o uso de suas tecnologias e pessoal.
Em 2007, a Força Aérea possuía mais de setenta e três mil pessoas efetivadas, sendo mais de sessenta e cinco mil militares e sete mil e quinhentas civis. Desse número de militares, pouco menos de sete por cento eram mulheres (que só tiveram autorização para integrar o serviço militar no ano de 1982). São quase nove mil oficiais no total e mais de vinte e cinco mil suboficiais e sargentos.

Fotos

Confira Fotos da Aeronáutica Alistamento:

Força Aérea BrasileiraForça Aérea Brasileira
Aeronáutica alistamentoAeronáutica alistamento
Aliste-se!Aliste-se!

Pesquisar
Artigos Relacionados