Aeromodelismo

Aeromodelismo

Aeromodelismo

O aeromodelismo é uma atividade, mais caracterizada como um hobby, que consiste na reprodução, construção e o voo de modelos reduzidos (modelismo) de espaçonaves e aeronaves como, por exemplo, aviões, foguetes, balões, entre outros. No aeromodelismo, a pessoa constrói ou compra a sua miniatura de aeronave e a pilota sem sair do chão através de várias técnicas diferentes que diferenciam um tipo de aeromodelismo do outro.

Categorias Aeromodelismo

Existem três tipos principais de aeromodelismo. A principal diferença entre eles é o método utilizado para controlar o aeromodelo. São eles:

Voo livre: nesta modalidade de aeromodelismo, quando o aeromodelo é lançado pela pessoa não há mais nenhuma interferência no seu voo e ele voa livremente pelo céu. Ele pode apresentar diversos tipos de propulsão, como um motor ou um elástico, ou então sem propulsão própria no qual o aeromodelista é o responsável pelo seu lançamento.

Voo circular controlado (VCC): esta categoria consiste na união entre o aeromodelista e o aeromodelo através de cabos, ou seja, após o lançamento da miniatura a pessoa pode controlar o voo do aeromodelo por cabos que podem variar de comprimento, desde 15 a até 20 metros.

Radiocontrolado: talvez a categoria mais conhecida e utilizada no aeromodelismo. Ela consiste no controle do aeromodelo através de um transmissor de radiofrequência (controle remoto) no qual o aeromodelista pode fazer o que bem entender com sua aeronave durante o voo e tudo isso apenas controlando alguns botões.

Tipos de aeromodelo por radiocontrole

Por ser a categoria mais utilizada, o Radiocontrolado possui três tipos de divisão, baseados no tipo de motor utilizado no aeromodelo.

O primeiro deles são os aeromodelos com motores de combustão interna, igual ao de um carro ou mesmo de uma aeronave comum. Esse tipo de aeromodelo possui dimensões maiores do que o normal e podem chegar a até 50% do tamanho real de uma aeronave.

O segundo tipo de aeromodelo radiocontrolado são os com motores elétricos. Esses tipos possuem alta tecnologia e são constituídos, geralmente, de baterias de polímero de lítio (iguais as de celulares) e motores sem escovas (brushless). Além disso, aeromodelos com motor elétrico podem ser de tamanhos bem reduzidos, com alguns modelos que chegam a pesar apenas 4 gramas e possuem 15 centímetros de envergadura.

Aeromodelos com motor elétrico possuem uma série de vantagens em relação àqueles com motor de combustão, entre elas o baixo ruído provocado, facilidade na montagem, acuidade visual, envelope de voos maiores, entre outros. O último tipo de aeromodelos controlados por rádio são os planadores. Esse é um dos tipos mais complexos e fascinantes dos aeromodelos.
Os planadores são propelidos por motores elétricos ou então através de outros modelos que levam essa aeronave até determinada altura de voo para depois soltar e o aeromodelo passa a voar sozinho através dos princípios aerodinâmicos e de acordo com as condições climáticas do momento, como a força e a direção dos ventos.

Fotos

Confira Fotos do Aeromodelismo:

AeromodelismoAeromodelismo
O aeromodelismo é considerado um hobbyO aeromodelismo é considerado um hobby
Tipos de aeromodelosTipos de aeromodelos

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados