Abrir conta universitária

links patrocinados

Abrir conta universitária

Abrir conta universitária

Jovens que acabam de passar no vestibular têm diversas preocupações, como preparar a mudança (caso a universidade seja em outra cidade), comprar livros e até mesmo se adaptar com a nova rotina. Entrar na faculdade, muitas vezes, mplica em começar a lidar com os próprios gastos e, neste caso, abrir uma conta bancária também passa a ser uma preocupação dos universitários.

O serviço é considerado indispensável na vida acadêmica, principalmente quando o estudando mora fora da sua cidade natal. Muitos bancos brasileiros, públicos ou privados, oferecem essas contas, onde os universitários têm acesso a produtos e serviços financeiros com desconto e até mesmo isenção nas tarifas bancárias. Incentivo necessário para quem abre a primeira conta bancária e, normalmente, só recebe dinheiro dos pais para se manter na faculdade.

conta universitaria

Como abrir conta universitária

Para abrir sua conta universitária, o aluno precisa ter entre 16 e 28 anos e, claro, estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior. Ao solicitar a abertura da conta na agência escolhida, o interessado deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência atualizados (conta de água, luz ou telefone) e comprovante de matrícula.

Alguns bancos também exigem comprovante de pagamento da última mensalidade do aluno, contrato ou renovação ou aditamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), comprovamente da última parcela paga do Fies ou até carteira de identidade estudantil do ano ou semestre corrente. Estudantes com idade entre 16 e 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais para abrir uma conta.

conta universitaria

Vantagens da conta universitária

Entre as várias vantagens oferecidas pelas contas universitárias estão emissão de cheques (no máximo 12 folhas), emissão gratuita de quatro extratos por mês e crédito pré-aprovado. Alguns bancos oferecem serviços pela internet, como consulta de saldos, o que ajuda no controle financeiro e na movimentação. As taxas menores também são atrativas. Dependendo do banco escolhido, o mesmo garante isenção de tarifas nos seis primeiros meses ou o valor total das taxas de manutenção não chega a R$ 20,00.
Os universitários que optarem por abrir uma conta universitária também têm a opção de adquirir cartão de crédito e até contar com cheque especial, com limite inicial de R$ 500,00. Caso apresente renda comprovada, é possível aumentar os limites tanto do cheque especial quanto do cartão de crédito.

Sites voltados para os clientes universitários

Para atrair cada vez mais correntistas universitários, os bancos criam sites exclusivos para esse público, adotando uma linguagem jovem e desing atrativo. Além de informar as vantagens da conta universitária, essas páginas também trazem jogos, interação, além de informações sobre estágios, mercado de trabalho e como se portar em entrevistas de emprego. Dicas sobre economia também são ofertadas pelos bancos, a fim de orientar os universitários sobre controle financeiro. O que mostra que as instituições financeiras estão cada vez mais preocupadas com aqueles que não estão prontos para controlar as contas e acabam se enrolando com juros e empréstimos.

Principais bancos que oferecem contas universitárias

Os principais bancos que oferecem contas universitárias são ABN AMRO Real, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e HSBC.

universitariacomo abrir

Como Abrir sua Conta Universitária

Confira um video sobre como Abrir conta universitária:

Pesquisar
Artigos Relacionados