Abrir conta poupança

Abrir conta poupança

Abrir conta poupança

Sobre como Abrir conta poupança

Todo início de mês, quando você recebe o salário, é de extrema importância que você economize um pouco de dinheiro para eventuais problemas. Quando o intuito é outro, como, por exemplo, dar entrada em uma casa própria, este ato se torna fundamental. Para isso, basta abrir uma conta poupança.

Se você já tem uma boa quantia de dinheiro em mãos, nada mais seguro do que depositar este valor em uma conta poupança, em qualquer banco desejado. Se você não sabe ainda o que é preciso para abrir uma conta poupança, fique tranqüilo, pois o processo é bastante simples.

Primeiro que abrir uma conta poupança não é difícil. Para isso, existem alguns bancos que, inclusive, disponibiliza um cadastro online, o que faz com que você não perca tanto tempo nas filas dos bancos.

Como Abrir conta poupança

Vale ressaltar que, na grande maioria dos bancos, o processo é o mesmo, podendo variar uma coisa ou outra, dependendo da agência escolhida. Mas, na maioria dos casos, você precisa levar a cópia de alguns documentos pessoais, como CPF e RG, e também de um comprovante de residência.

Geralmente, as cópias destes documentos são feitos no próprio banco, mas não custa levar os documentos certos para evitar problemas e demora no atendimento. Escolhido o banco, tudo o que você precisa fazer é levar estes documentos em qualquer agência. Pode ser que haja a necessidade de um depósito inicial, com ou sem valor mínimo. Por isso, antes de abrir a conta poupança, verifique estas informações! Este tipo de conta também pode ser aberta por pessoas que estão com o nome ‘sujo’, sendo uma boa opção para economizar e salvar dinheiro.

Poupança Caixa

Há 140 anos, a poupança da Caixa Econômica Federal ajuda brasileiros e brasileiras a pouparem dinheiro. A poupança não é somente uma forma de economizar para usar o dinheiro extra em caso de necessidade, mas também é um investimento.

Ao todo, a poupança da Caixa retorna ao investidor um juro de 0,5% ao mês sobre o investimento. Não é um valor tão alto, mas o cliente tem a certeza de que é um investimento seguro, e que quanto mais ele poupar, mais juros terá de rendimento.

Uma outra vantagem de se ter uma poupança na Caixa é que ela é isenta de taxas, impostos e anuidades, independente de o cliente guardar muito ou pouco dinheiro nessa conta. Não há limite mínimo e nem máximo de depósito na poupança da Caixa.

Poupança Programada

Se o cliente preferir, pode optar por fazer uma poupança programada, ou seja, escolher um valor fixo para poupar. Todo mês, em um dia escolhido previamente, a Caixa transfere um valor da conta corrente do cliente para a conta-poupança.

O usuário do serviço pode escolher quanto quer poupar por mês e por quanto tempo, e assim fica muito mais fácil e prático economizar para comprar o carro dos sonhos, dar entrada em uma casa, arcar com despesas ou qualquer outra coisa que precisar.

Como fazer uma poupança da Caixa

Para fazer uma poupança, o cliente deve ir até uma agência da Caixa Econômica Federal portando o documento de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. Todos os documentos necessitam da via original e de uma cópia.

É importante lembrar que o comprovante de residência precisa ser atual para ser válido. Pode ser uma conta de água, luz, telefone, ou qualquer coisa que esteja no nome de quem vai abrir a conta ou de familiar, e precisa ter até 90 dias.

Rendimento Poupança

Quando uma pessoa fala que não deixa seu dinheiro em algum tipo de conta no banco, independente de ser corrente ou poupança, a ideia que passa é aquela de guardar as economias debaixo do colchão. Essa expressão não quer somente traduzir uma imagem, mas também mostrar um pouco sobre um conceito um tanto quanto ultrapassado.

Rendimento garantido

Ao se pensar sobre o fato de deixar o dinheiro debaixo do colchão, isso quer dizer que ele não está rendendo. Aqueles que não tem muito conhecimento a respeito das possibilidades que a instituição bancária tem a oferecer pode não perceber que são várias as opções de fazer a quantia crescer, por mais que seja aos poucos.

Nesse sentido, a opção mais comum é a tal poupança. Justamente por ser a mais comum, a poupança também é a que menos gera juros em cima da quantia depositada. Normalmente, pode depender de qual o banco do cliente, mas todos tem alguma porcentagem para garantir juros.

Em alguns casos, o juros mensal pode variar em torno de 0,5%. Como isso é relativo à quantia que está depositada, no começo pode parecer que o valor na poupança não cresce em nada. Dependendo do banco, a quantia de juros só é gerada depois de um ano sendo cliente da conta poupança.

Variações técnicas

Considerando que a porcentagem é proporcional ao valor que está depositado para render, conforme o cliente vai depositando mais dinheiro, a porcentagem do lucro também cresce. Com isso, passa a ser um estímulo para que o dono daquela conta continue depositando a sua renda mensal para que continue gerando mais juros.

Outro fator que pode alterar a maneira como o dinheiro é rendido é o fato de sacar o dinheiro da poupança com certa frequência. Com isso, a base para que o valor dos juros seja calculado acaba sendo alterada e o rendimento acaba sendo menor do que antes.

Para conferir exatamente qual a taxa de juros na poupança por mês, vale conferir as especificidades de cada banco. Assim, o cliente tem como comparar as vantagens de cada instituição e escolher qual será a melhor para investir o seu dinheiro.

GD Star Rating
loading...
Abrir conta poupança, Nota: 4.4 de 5 com 8 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados