Abono Salarial

links patrocinados

Abono Salarial

Abono Salarial

Preenchendo requisitos básicos, alguns trabalhadores tem direito ao benefício do Abono Salarial. O pagamento é anual e é feito para funcionários de entidades públicas e privadas do Brasil.

Sobre o Abono Salarial

O Abono Salarial é o benefício de um salário mínimo anual oferecido a alguns trabalhadores, no qual quem deve contribuir são as empresas do setor público e privado que possuam o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ. O programa foi criado pelo Governo Federal para proteger o trabalhador, servindo também como uma quantia extra para se contar durante o ano.

Os períodos de pagamento do Abono Salarial são liberados todos os anos por meio de um calendário e o mês de pagamento depende do número do benefício dado ao trabalhador. O abono é divido em dois esquemas, o Programa de Integração Social – PIS e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP.

Abono Salarial

Diferenças PIS/PASEP

Algumas confusões podem surgir sobre os programas de Abono Salarial do PIS e do PASEP porque os calendários de pagamentos dos dois benefícios são liberados juntos e suas datas podem ser parecidas. Entretanto, os programas são feitos para públicos-alvos diferentes e cada um recebe o pagamento em uma Instituição Financeira.

O PIS é o Abono Salarial criado para auxiliar os trabalhadores de empresas privadas e o pagamento do benefício é feito pela Caixa Econômica Federal. Já o PASEP é o pagamento anual feito aos funcionários do setor público em cargos civis ou militares. O dinheiro do PASEP a ser retirado pelos beneficiados do programa é feito por meio das agências do Banco do Brasil.

Quem pode receber o Abono Salarial

Quem pode receber o Abono Salarial

Para receber o Abono Salarial do PIS ou do PASEP a pessoa necessita ser funcionário público ou privado e precisa ainda preencher alguns requisitos. O primeiro é o de estar cadastrado no PIS/PASEP por no mínimo 5 anos, sendo o 1° ano contado como o ano de inscrição.

A pessoa também deve ter a carteira assinada no ano anterior do recebimento, com pelo menos 30 dias trabalhados, sem a necessidade de serem consecutivos. Outro requisito, é que a renda mensal do contribuinte deve ser igual ou inferior à dois salários mínimos.

Como receber o Abono Salarial

Como receber

As pessoas que preencherem os requisitos acima estão aptos a recebem o Abono Salarial. O pagamento é feito por meio da conta bancária do trabalhador que pode ser tanto Conta Corrente como Conta de Poupança. Trabalhadores que se cadastraram antes do ano de 1988 ainda possuem o direito de receber por rendimentos anuais ou sacar o valor total do PIS/PASEP.

Para sacar o benefício, o funcionário público deve possuir conta bancária em uma das agências do Banco do Brasil enquanto que o trabalhador de empresa privada deve ter uma conta vinculada à Caixa Econômica Federal.

Os documentos a serem apresentados são a carteirinha ou o comprovante de inscrição do trabalhador no PIS/PASEP e a carteira de identidade. Os beneficiados pela Caixa que possuírem o Cartão do Cidadão, ainda podem sacar o Abono Salarial em casas lotéricas, postos Caixa Aqui e em terminais de auto-atendimento.

Como sacar o benefício Diferenças PIS/PASEP

GD Star Rating
loading...
Abono Salarial, Nota: 5.0 de 5 com 7 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados