Abono Salarial

Abono Salarial

Abono Salarial

Preenchendo requisitos básicos, alguns trabalhadores tem direito ao benefício do Abono Salarial. O pagamento é anual e é feito para funcionários de entidades públicas e privadas do Brasil.

Sobre o Abono Salarial

O Abono Salarial é o benefício de um salário mínimo anual oferecido a alguns trabalhadores, no qual quem deve contribuir são as empresas do setor público e privado que possuam o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ. O programa foi criado pelo Governo Federal para proteger o trabalhador, servindo também como uma quantia extra para se contar durante o ano.

Os períodos de pagamento do Abono Salarial são liberados todos os anos por meio de um calendário e o mês de pagamento depende do número do benefício dado ao trabalhador. O abono é divido em dois esquemas, o Programa de Integração Social – PIS e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP.

Abono Salarial

Diferenças PIS/PASEP

Algumas confusões podem surgir sobre os programas de Abono Salarial do PIS e do PASEP porque os calendários de pagamentos dos dois benefícios são liberados juntos e suas datas podem ser parecidas. Entretanto, os programas são feitos para públicos-alvos diferentes e cada um recebe o pagamento em uma Instituição Financeira.

O PIS é o Abono Salarial criado para auxiliar os trabalhadores de empresas privadas e o pagamento do benefício é feito pela Caixa Econômica Federal. Já o PASEP é o pagamento anual feito aos funcionários do setor público em cargos civis ou militares. O dinheiro do PASEP a ser retirado pelos beneficiados do programa é feito por meio das agências do Banco do Brasil.

Quem pode receber o Abono Salarial

Quem pode receber o Abono Salarial

Para receber o Abono Salarial do PIS ou do PASEP a pessoa necessita ser funcionário público ou privado e precisa ainda preencher alguns requisitos. O primeiro é o de estar cadastrado no PIS/PASEP por no mínimo 5 anos, sendo o 1° ano contado como o ano de inscrição.

A pessoa também deve ter a carteira assinada no ano anterior do recebimento, com pelo menos 30 dias trabalhados, sem a necessidade de serem consecutivos. Outro requisito, é que a renda mensal do contribuinte deve ser igual ou inferior à dois salários mínimos.

Como receber o Abono Salarial

Como receber

As pessoas que preencherem os requisitos acima estão aptos a recebem o Abono Salarial. O pagamento é feito por meio da conta bancária do trabalhador que pode ser tanto Conta Corrente como Conta de Poupança. Trabalhadores que se cadastraram antes do ano de 1988 ainda possuem o direito de receber por rendimentos anuais ou sacar o valor total do PIS/PASEP.

Para sacar o benefício, o funcionário público deve possuir conta bancária em uma das agências do Banco do Brasil enquanto que o trabalhador de empresa privada deve ter uma conta vinculada à Caixa Econômica Federal.

Os documentos a serem apresentados são a carteirinha ou o comprovante de inscrição do trabalhador no PIS/PASEP e a carteira de identidade. Os beneficiados pela Caixa que possuírem o Cartão do Cidadão, ainda podem sacar o Abono Salarial em casas lotéricas, postos Caixa Aqui e em terminais de auto-atendimento.

Como sacar o benefício Diferenças PIS/PASEP

GD Star Rating
loading...
Abono Salarial, Nota: 5.0 de 5 com 7 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


15 comentários em "Abono Salarial"

  1. joceli taborda de faria 03/02/2009 às 23:13

    gostaria de saber se tenho algo p receberr da caixa economica,pois quando fui retirar o bolsa meu cartão estava bloqueado,me disseram que se eu fosse na agencia com a carteira de trabalho eu conseguiria,pois na minha cidade é na lotérica que eu fazia os saques…

  2. paulo iran araujo de souza 29/01/2009 às 15:36

    quero saber se tem alqum valor a receber no pis

  3. alberta cristina da cruz rodrigues 18/01/2009 às 17:18

    gostaria de saber o valor do saldo do meu pis, grata

  4. jose roberto santos alves 12/01/2009 às 18:35

    sou cadastrado no pis pasep desde 1990 mais nuca recebi nei um centavos,gostaria de saber o que tem acontecido.

  5. lucianasouza silva 12/01/2009 às 18:29

    gostaria de saber se tenho o abono este ano

  6. Silvio César 09/01/2009 às 17:27

    Acho muito legal da parte de vocês comunicar o trabalhador via carta (correio) sobre o abono salarial,parabéns à todos…Silvio

  7. Erika 24/12/2008 às 11:46

    Quem acha que tem direito de receber, é só ir à Caixa Economica, e lá eles vão pagar se vc tiver mesmo de receber. Já tá tudo explicado aí no texto…

  8. isaias correa alves 16/12/2008 às 11:22

    ver ser o meu pasep esta depositado ou ser eu tenho direito ao abono salarial

  9. JOSÉ CLÁUDIO DE LIMA 12/12/2008 às 20:31

    Olá, gostaria de saaber o porque pelo qual não recebi meu PASEP, pois estou trablahndo pela Prefeitura de Fortaleza e com carteira assinada, ganho menos de 2 salários e até agora não há registros. Será que devo procurar o Ministério do Trabalho?

  10. Luiz Carlos Brusazul 11/11/2008 às 08:18

    Aqi e o luiz quero sabe como que recebe o abono salarial por favor me ajudem

  11. Jonas Souza 11/11/2008 às 08:16

    Preciso que me expliquem melhor esse abono salarial mandem pro meu email

  12. Cristian Conelli 11/11/2008 às 08:15

    Eu exijo q vcs agilizem meu abono salarial afinal eh um direito meu. E tenho dito.

  13. LUCICLEIDE ALVRS DO NASCIMENTO 02/11/2008 às 21:40

    QUERO SABER SE TEM ALGUM VALOR DEPOSITADO NO PIS/PASEP

  14. LUCIANO MARIO PROTASIO SILVA 28/10/2008 às 12:15

    motivo pelo qual n recebi meu pis ou pasep, gostaria que me exolicasse melhor. fui ao banco brasil e nada.como rever a situação.

  15. Lorival amilcar 30/09/2008 às 12:50

    quem q tem direito ao abono salarial? to tentenaod axah alguem pa me explica vai, o abono salarial funciona de q jeito? esse abono tem q ter pis eh