A importância da literatura de Ariano Suassuna

links patrocinados

A importância da literatura de Ariano Suassuna

O escritor paraibano Ariano Suassuna faleceu no ia 23 de julho de 2014, mas o seu legado foi deixado para toda a cultura brasileira. Dono de um jeito de escrever único e de muitos personagens que marcaram história na arte, confira qual a importância da literatura de Ariano Suassuna.

Vida e morte de Ariano Suassuna

A importância da literatura de Ariano Suassuna Conheça  importância da literatura de Ariano Suassuna

Suassuna nasceu em João Pessoa no dia 16 de junho de 1927, morando por um tempo no sertão, em uma fazenda. Depois que seu pai, que era um homem envolvido com a política, foi assassinado no começo da década de 30, ela se mudou para a cidade de Taperoá, onde começou a ter um contato mais profundo com o teatro. Essa linguagem veio a influenciar posteriormente na importância da literatura de Ariano Suassuna.

Depois de terminar o estudo básico, Suassuna fundou um teatro quando o mesmo tinha apenas 18 anos de idade, idade que começa a escrever algumas peças interpretadas nesse espaço. Em 1950 ele se forma como advogado, mas em 1951 escreve Torturas de um Coração e outras obras que se destacam na a importância da literatura de Ariano Suassuna. Ele faleceu na cidade de Recife, aos 87 anos de idade depois de ter um derrame cerebral.

Conheça a importância da literatura de Ariano Suassuna

A importância da literatura de Ariano Suassuna

A importância da literatura de Ariano Suassuna começa principalmente com a sua principal obra publicada, o livro Auto da Compadecida, de 1956, que foi disposta em forma de uma peça de teatro. Depois de suas encenações e de uma minissérie produzida, chegou a hora da obra chegar aos cinemas nos anos 2000, sendo uma das obras mais queridas pelo público entre os filmes nacionais.

A história traz os personagens principais Chicó e João Grilo, o primeiro que adora contar mentiras e o segundo que arruma várias confusões. Ocorrendo no nordeste brasileiro, existem ainda diversos personagens interessantes, como o padeiro e sua mulher, os membros do clero e o cangaceiro Severino. Sendo parte da importância da literatura de Ariano Suassuna, o ápice é o encontro dos personagens com Jesus e o Diabo.

Ariano Suassuna

Outras obras do escritor: O Rico Avarento

O autor paraibano também possui outras obras que se destacam na importância da literatura de Ariano Suassuna, sempre trazendo à tona problemas e situações relacionadas no sertão nordestino. Uma delas é O Rico Avarento, cujo autor retirou inspiração de uma obra de Molière. A história se passa no sertão, onde vive um Coronel avarento e seu empregado, que um dia recebem a visita do chefe do inferno.

Saiba A importância da literatura de Ariano Suassuna

A importância da literatura de Ariano Suassuna: O Santo e a Porca e outros

Muito conhecido também pela a importância da literatura de Ariano Suassuna, O Santo e a Porca é outra de suas obras famosas. A peça é uma comédia que retrata também a avareza, mas desta vez de um homem devoto a Santo Antônio que guarda todas suas economias em uma porca feita de madeira.

É claro que a importância da literatura de Ariano Suassuna se encontra em muitos outros títulos publicados como O Castigo da Soberba, A Caseira e a Catarina, Fernando e Isaura e Farsa da Boa Preguiça.

Pesquisar
Artigos Relacionados