A história do conflito entre Israel e Palestina

links patrocinados

A história do conflito entre Israel e Palestina

Para entender o que ocorre atualmente no Oriente Médio entre ambos os países, confira mais informações sobre a história do conflito entre Israel e Palestina.

A origem da guerra entre a Israel e a Palestina

A história do conflito entre Israel e Palestina é muito mais antiga do que possa parecer, já que se iniciou no final do século XIX. A disputa tem raízes religiosas e territoriais, mas primeira mente é preciso de uma recapitulação histórica para que todos que se lembram ou comecem a saber que no século III d.C. os judeus forame expulsos do território de Jerusalém, hoje reconhecida como a capital de Israel.

A história do conflito entre Israel e Palestina Conheça A história do conflito entre Israel e Palestina

Centenas de anos depois, a partir do ano de 1897, uma organização conhecida como Movimento Internacional Judeu decidiu começar uma migração em massa novamente para a Terra Santa de Jerusalém, quando a mesma já estava sendo ocupada em sua maioria por palestinos. Sendo o começo da história do conflito entre Israel e Palestina é preciso lembrar também que o local era colônia da Inglaterra, na época.

Confira A história do conflito entre Israel e Palestina

A história do conflito entre Israel e Palestina: durante a 1° e 2° Guerras Mundiais

No começo da Primeira Guerra Mundial, em 1918, a Inglaterra emitiu um documento que dizia que os povos judeus tinham direito para se estabelecerem na Palestina, sendo que na ocasião, cerca de 60 mil judeus já habitavam a região. A história do conflito entre Israel e Palestina continua com o crescimento da população de origem judaica, que no meio da Segunda Guerra Mundial já eram mais de 600 mil pessoas.

Isso ocorreu principalmente por causa das perseguições nazistas a esse povo, sendo que aos milhares, eles começaram a se refugiar na Palestina com medo do regime político instaurado por Hitler na Alemanha. A história do conflito entre Israel e Palestina continua com problemas envolvendo as populações habitantes, inclusive com uma proposta de separação de Jerusalém pela ONU, que não ocorreu.

Saiba A história do conflito entre Israel e Palestina

As duas Intifadas

No final da década de 40, Israel oficialmente declarou a sua independência da Inglaterra, o que iniciou uma série de lutas armadas da qual o país não foi derrotado. Países como o Egito e a Síria mandaram outras ofensivas até a década de 70, o que mudaria o rumo da história do conflito entre Israel e Palestina.

No final da década de 80, o mundo inteiro acompanhou o que foi chamado de Intifada, movimento de jovens que saíram em protesto contra a invasão de Israel na Palestina. Várias pedras foram atiradas e pessoas foram mortas pelo exército israelense. Em 2000, a história do conflito entre Israel e Palestina continuou com uma segunda Intifada.

A história do conflito entre Israel e Palestina - saiba mais

A história do conflito entre Israel e Palestina: atualmente

Com o apoio dos Estados Unidos, Israel continuou com a invasão à Palestina, mesmo sem a aprovação da ONU. O clima de insatisfação dos palestinos não permite a paz naquela região, já que ambos exigem o território por ser uma terra sagrada para árabes e judeus. A história do conflito entre Israel e Palestina voltou a estourar em 2010 e ainda não cessou.

Pesquisar
Artigos Relacionados