A história do conflito entre Israel e Palestina
Para entender o que ocorre atualmente no Oriente Médio entre ambos os países, confira mais informações sobre a história do conflito entre Israel e Palestina.
A origem da guerra entre a Israel e a Palestina
A história do conflito entre Israel e Palestina é muito mais antiga do que possa parecer, já que se iniciou no final do século XIX. A disputa tem raízes religiosas e territoriais, mas primeira mente é preciso de uma recapitulação histórica para que todos que se lembram ou comecem a saber que no século III d.C. os judeus forame expulsos do território de Jerusalém, hoje reconhecida como a capital de Israel.
Centenas de anos depois, a partir do ano de 1897, uma organização conhecida como Movimento Internacional Judeu decidiu começar uma migração em massa novamente para a Terra Santa de Jerusalém, quando a mesma já estava sendo ocupada em sua maioria por palestinos. Sendo o começo da história do conflito entre Israel e Palestina é preciso lembrar também que o local era colônia da Inglaterra, na época.
A história do conflito entre Israel e Palestina: durante a 1° e 2° Guerras Mundiais
No começo da Primeira Guerra Mundial, em 1918, a Inglaterra emitiu um documento que dizia que os povos judeus tinham direito para se estabelecerem na Palestina, sendo que na ocasião, cerca de 60 mil judeus já habitavam a região. A história do conflito entre Israel e Palestina continua com o crescimento da população de origem judaica, que no meio da Segunda Guerra Mundial já eram mais de 600 mil pessoas.
Isso ocorreu principalmente por causa das perseguições nazistas a esse povo, sendo que aos milhares, eles começaram a se refugiar na Palestina com medo do regime político instaurado por Hitler na Alemanha. A história do conflito entre Israel e Palestina continua com problemas envolvendo as populações habitantes, inclusive com uma proposta de separação de Jerusalém pela ONU, que não ocorreu.
As duas Intifadas
No final da década de 40, Israel oficialmente declarou a sua independência da Inglaterra, o que iniciou uma série de lutas armadas da qual o país não foi derrotado. Países como o Egito e a Síria mandaram outras ofensivas até a década de 70, o que mudaria o rumo da história do conflito entre Israel e Palestina.
No final da década de 80, o mundo inteiro acompanhou o que foi chamado de Intifada, movimento de jovens que saíram em protesto contra a invasão de Israel na Palestina. Várias pedras foram atiradas e pessoas foram mortas pelo exército israelense. Em 2000, a história do conflito entre Israel e Palestina continuou com uma segunda Intifada.
A história do conflito entre Israel e Palestina: atualmente
Com o apoio dos Estados Unidos, Israel continuou com a invasão à Palestina, mesmo sem a aprovação da ONU. O clima de insatisfação dos palestinos não permite a paz naquela região, já que ambos exigem o território por ser uma terra sagrada para árabes e judeus. A história do conflito entre Israel e Palestina voltou a estourar em 2010 e ainda não cessou.