Charges Engraçadas

links patrocinados

Charges Engraçadas

Charges Engraçadas

Sobre as Charges Engraçadas

Quando você estava lendo o jornal concentrada (o), já aconteceu de se deparar com alguma charge tão engraçada ao ponto de perder toda seriedade daquilo que estava lendo? Pois bem, isso acontece com uma certa frequencia. Na verdade, algumas charges são inseridas nas páginas no jornal exatamente para isso.

As charges sugiram como uma maneira de protesto há mais ou menos dois séculos na França. Foi o jeito que os opositores ao governo encontraram para demonstrar sua opinião (geralmente contrárias ao que estava acontecendo). Mesmo com a perseguição que os artistas sofreram, as charges conseguiram chegar (e agradar) ao grande público, por isso que esses desenhos engraçados, crítico e descontraídos sobreviveram até hoje.

Maurício Ricardo

Este chargista já se consagrou como um grande desenhista de charges engraçadas no Brasil. O site dele recebe diariamente milhares de visitas de pessoas à procura de diversão, um pouco de crítica e entretenimento. Maurício Ricardo tornou-se tão famoso que, há alguns anos, ele é o responsável por produzir as charges que animam as edições do Big Brother Brasil.

Vale ressaltar que mesmo com ajuda de outros profissionais, Maurício Ricardo ainda participa dos processos de produção das charges como elaboração do roteiro, animação dos personagens e dublagens.

Site Charges

O site de charges engraçadas mais famoso do país é o charges.com, de Maurício Ricardo. As charges abordam todos os tipos de assunto estando eles na mídia ou não. As novelas, os times de futebol, os acontecimentos públicos, as ações do governo, músicas são exemplos da abrangência de assuntos tratados no site de charges.

Quem estiver interessado em visitar o site, saiba que ele está presente nas redes sociais como Facebook, Twitter e Orkut.

Tirinhas e cartoons

Muitas pessoas costumam confundir as charges com as tirinhas e com o os cartoons. As tirinhas são as histórias em quadrinho bastante curtas (de 3 a 6 quadros), que geralmente são engraçadas e publicadas em jornais e até revistas.

O cartoon é um desenho único que retrata uma situação do dia dia, sem ser necessariamente engraçado, crítico ou satírico. Os cartoon surgiram na Inglaterra em 1840 e esses desenhos podem ou não ser publicados acompanhados de legendas explicativas.

 

Charges UOL

Charges UOL

Se você é leitor assíduo de jornais ou acessa grandes portais de notícias com certeza já se deparou com algumas charges de desenhistas famosos. A charge é um tipo de ilustração que tem como finalidade satirizar, ironizar, algum acontecimento atual e relevante através da caricatura.

A origem da palavra é francesa e seu significado tem a ver com o exagero de traços físicos de alguém ou de algo afim de torná-lo burlesco. A charge é muito utilizada para fazer críticas relacionadas à política, principalmente no Brasil. Além de um simples desenho, esse tipo de ilustração expressa uma crítica político-social, onde o artista coloca a sua visão sobre determinadas situações.

A charge não é uma ilustração muito fácil de entender, pois exige conhecimento do leitor sobre o assunto em questão. O leitor não precisa ser uma pessoa culta, mas precisa estar ligado no que acontece ao seu redor. A charge possui alcance maior que um editoral, por ser ilustrativo, e é um dos motivos que mais teme os políticos.

Criação

A ilustração em forma de charge foram criadas no início do século dezenove, por pessoas que era opostas ao governo ou que criticavam os políticos. Assim, queriam expressar de forma diferente, inédita, a sua posição. Elas foram reprimidas pelos impérios e governos, mas ganharam o prestígio da população, o que garantiu sua existência até os dias atuais.

Uol

O portal da UOL possui uma página onde o leitor encontra várias charges, sobre diferentes assuntos. O autor das ilustrações é Maurício Ricardo (aquele que faz as charges que passam no Big Brother Brasil sobre os integrantes do programa). Assim, se você gosta do tipo de arte que ele faz e pretende conhecer seus outros trabalhos, o Uol Charges é o espaço certo.

O site é atualizado todos os dias com charges novas. Lá existe a charge do dia, que é o destaque da página. O leitor pode buscar por outras disponíveis no site, pois existe o sistema de busca avançada. Além disso, é possível conhecer o top 20, que é o ranking das charges mais votadas de todos os tempos. Existe também o top do mês e o arquivo.

As charges são animadas, então a visualização e o entendimento do espírito da ilustração ficam mais claros e dinâmicos. Se você não conhece ainda o Uol Charges passe agora para conferir todas as ilustrações disponíveis para você!

Pesquisar