23 anos em 7 segundos

links patrocinados

23 anos em 7 segundos

23 anos em 7 segundos

O Sport Clube Corinthians Paulista, ou simplesmente Corinthians, é um clube multiesportivo do Brasil criado em setembro de 1910. Embora o futebol seja o esporte de maior destaque do clube, o Corinthians também se destaca no remo, basquete e futsal.

O Corinthians é um dos clubes mais importantes do país, contando também com uma da maiores torcidas, perdendo apenas para o time carioca Flamengo. Estima-se que cerca de trinta milhões de pessoas, das mais diversas cidades e estados do país, torçam para o time paulista, conhecido como Coringão.

Uniforme, escudo e mascote

Quando entram em campo, os jogadores do Timão (outro codinome do clube) usam uma camisa branca ou branca com listas pretas e um calção totalmente preto ou branco. Além do preto e do branco, o vermelho também é uma cor do time.

Filme

O escudo do Corinthians passou por mudanças significativas ao longo dos anos. No início apenas as letras C e P representavam o time. Posteriormente estilizadas, as letras deixaram de existir em 1919, quando o escudo ganhou a imagem da bandeira de São Paulo. Vinte anos depois o símbolo ganhou o desenho de remos, que representam uma das modalidades de maior destaque do clube, e de uma âncora. Em 1980 o símbolo foi reestilizado, ganhando os contornos que têm até hoje, mas com traços mais modernos.

O mascote do Corinthians é um mosqueteiro, sendo que há divergências em relação à origem do mesmo. Alguns acreditam que é por causa da disputa de uma vaga na Liga Paulista de Futebol, enquanto outros creem que tem a ver com a vitória de um jogo contra o argentino Barracas em 1929.

Estádio e títulos

Corinthians 23 anos em 7 segundos

O atual estádio do Corinthians é o Pacaembu, cujo nome oficial é Paulo Machado de Carvalho. Atualmente está em construção o novo estádio do clube, que servirá para sediar as partidas da Copa do Mundo de 2014 na cidade-sede São Paulo. Chamado provisoriamente de Arena Corinthians e Arena de São Paulo, o estádio foi apelidado de Itaquerão, por conta do bairro onde está localizado.

O Corinthians coleciona uma série de títulos importantes: são duas vitórias da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, uma vitória da Libertadores, cinco vitórias do Campeonato Brasileiro, três vitórias da Copa do Brasil e vinte e seis vitórias do Campeonato Paulista.

23 anos em 7 segundos: saiba mais

Jogos do Corinthians

Durante os anos de 1954 e 1977 o Corinthians não ganhou nenhum título, período que ficou conhecido como jejum corinthiano. Este é o mote principal do documentário “23 anos em 7 segundos”, lançado em 2009 e dirigido pelo também roteirista Di Moretti.

O filme não conta com um narrador e os entrevistados são responsáveis por relatar os acontecimentos e sentimentos da época. Entre as pessoas que dividem suas lembranças com os espectadores estão o ex-jogador Neto, o ex-diretor do Corinthians Andrés Sanchéz, a ex-jogadora de basquete Hortênsia, o jornalista esportivo Juca Kfouri e a viúva do ex-presidente do clube, Marlene Matheus.

Com cerca de uma hora e meia de duração, o filme está disponível para venda em lojas de departamento e estabelecimentos especializados.

Estadio do Corinthians Mascote do corinthians

Pesquisar
Artigos Relacionados