TRE PR

links patrocinados

TRE PR

TRE PR

Assim como as demais unidades federativas do Brasil, o estado do Paraná conta uma unidades do Tribunal Regional Eleitora, o TRE, conhecido pela sigla TRE-PR. A principal função é organizar todos os documentos relativos as eleições e ainda criar e identificar os brasileiros aptos a votarem no pais.

Cadastro Eleitoral TRE PR

Uma das principais funções e atividades realizar por todas as unidades do TRE é o Cadastro Eleitoral. Ele é um documento obrigatório para todos os brasileiros com idade superior a 18 anos e opcional aos jovem com mais de 16 anos. com este documento, a pessoa pode votar e ainda conta com outros direitos.

É muito importante estar com a situação regularizada junto ao TRE, uma vez que a falta pode causar multas e ainda outros transtornos. Para fazer o documento, é necessário ir a uma das seções do TRE disponíveis na maioria dos municípios brasileiros.

No site do TRE, os moradores do estado do Paraná tem acesso completo a lista de seções disponíveis. Para ser atendimento, basta ir até a unidade no horário de funcionamento com a sua identidade e um comprovante de residência. Na maioria dos casos, o documento fica feito na hora. Senão, a pessoa é avisada sobre o prazo e quando deve retornar a unidade para fazer a retirada do documento.

Outras atividades TRE PR

Aquelas pessoas que por algum motivo não votaram nas ultimas eleições ou ainda deixaram de justificar o seu voto, devem ir até uma das sacões do TRE PR para regularizar a sua situação. Em todos os casos, basta levar o seu titulo de eleitor e também um documento de identificação. O TRE-PR soluciona o problema e a pessoa recebe a sua multa.

Além dos serviços relacionados ao título de eleitor, o TRE ainda cona com outras atividades, como os pedidos de mesário voluntário. Esta é uma boa opção para quem deseja ganhar horas ou ter vantagem em qualquer concurso público. para se inscrever, basta acessar o site do TRE PR e preencher o documento se oferecendo para trabalhar como mesário nas próximas eleições.

Cadastro biométrico

A partir das eleições de 2012, o TRE PR começa a usar em algumas cidades o sistema biométrico para a identificação da pessoa antes da votação. Por isso, é importante que as pessoas vão até o TRE e fazem o seu cadastro até a data limite. Caso contrário, ela estará impossibilitada de votar.

 

tse titulo de eleitor

TSE Título de Eleitor

Sobre o TSE Título de Eleitor

Em todas as eleições não era requisitada a apresentação do título de eleitor. Qualquer pessoa poderia entregar o título ou algum documento com foto. Nas eleições de 2010 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acabou querendo mudar as regras do jogo, o que gerou confusão.

Antigamente o título de eleitor possuía foto. Depois, resolveram tirar a fotografia por considerarem desnecessário. Ficou assim por muito tempo até que os técnicos do TSE perceberam que era muito fácil fraudar o voto e que, aliás, muita gente fazia isso.

Foi quando, poucos meses antes desta eleição, o TSE resolveu mudar novamente a questão do título na hora da votação. Num primeiro momento ele voltou a ser obrigatório, mesmo que o eleitor apresentasse um documento com foto.

Uma grande propaganda foi realizada em todo o país para que todos se lembrassem de levar o título no dia 3 de outubro e que, os que não possuíssem o título, retirassem uma segunda via. Tudo foi feito, mas, quatro dias antes das eleições, o cenário mudou de novo.

Os ministros do TSE, em votação, decidiram que a obrigatoriedade de apresentação do título era desnecessária e que, pelo contrário, o obrigatório deveria ser o documento com foto, justamente por haver a fotografia, o que diminuiria as chances de fraude. Aí, o título acabou sendo somente decorativo, porque a entrega somente dele não contaria mais.

Mesmo assim, é importante que o eleitor tenha o seu título sempre em mãos, assim como os comprovantes de votação.

Pedido de Título pela Internet – TSE Título de Eleitor

Hoje em dia não é mais necessário ir até o TRE e esperar uma fila imensa para requerer o seu título de eleitor. Com a informatização do TSE, você pode dar início a todo o processo fazendo o pedido do título de eleitor pela internet.

Basta acessar o site do TSE, entrar na seção Serviços ao Eleitor e clicar em Título Net. Você pode pedir a emissão do título, alterar os dados cadastrais ou ainda mudar o domicílio.

Você clica em Novo Requerimento, sempre de acordo com os prazos divulgados pelo TSE, e preenche os dados pedidos. Depois é só ir até o TRE da sua cidade e finalizar o processo. E pelo site Título Net você ainda pode acompanhar o seu requerimento. Tudo de maneira rápida e prática.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados