Transporte Coletivo

links patrocinados

Transporte Coletivo

Transporte Coletivo

Para as pessoas que vivem em cidades médias e grandes, a principal solução para se deslocar de um local para outro é através dos transportes públicos ou coletivos. Trata-se de um meio de transporte que oferece espaço para passageiros, em troca de um valor.

Modalidades de transporte coletivo

Os transportes coletivos são atribuições das prefeituras municipais de cada estado, portanto é de escolha dos governantes perceberem qual é a melhor maneira de oferecer o serviço de transporte popular. Existem os ônibus, metros, bonde, balsa e trem.

No Brasil, o transporte mais utilizado, sem dúvida, é o ônibus coletivo, pois são mais práticos e eficientes nas cidades. A sua maior qualidade é a flexibilidade de rotas e seu valor mais econômico. Já suas desvantagens são as superlotações em linhas mais movimentadas e a poluição causada pela queima de combustível.

Transporte Coletivo Publico

Os metros são opções de apenas grandes e poucas cidades brasileiras. Eles, normalmente, são instalados nas metrópoles quando o sistema de ônibus passou a ser insuficiente para atender a demanda popular. Além disso, são mais práticos e rápidos para realizar rotas mais longas. A vantagem do metro é que ele não utiliza as vias urbanas normais e, por isso, evita congestionamentos, sendo sempre pontual. A sua maior desvantagem é o alto custo da manutenção dessas linhas, valor que acaba sendo repassado nas passagens.

Os bondinhos não são muito utilizados nas cidades brasileiras, porém são grande sucesso em cidades europeias. A sua movimentação é feita através de eletricidade e sobre os trilhos colocados no solo. A sua vantagem é que estes meios de transporte não afetam o meio ambiente. E a pior desvantagem é que os bondes são instalados no meio da rua e ocupam um espaço que poderia ser utilizado para a passagem de outros veículos. Geralmente, os bondes acabam causando congestionamentos em locais de grande movimentação.

Passagem do Transporte Coletivo

Os trens, normalmente, são de responsabilidade nacional e são responsáveis pela rota entre dois pontos bastante afastados. Este tipo de transporte não é utilizado entre os bairros de uma cidade, por exemplo. Mas é o responsável pela locomoção entre duas cidades vizinhas. A desvantagem de se utilizar o trem é a demora em se chegar ao destino desejado.

Por fim, temos as balsas, elas são as responsáveis por ligar dois locais que sejam separados por corpo de água e não haja pontes que façam a ligação. Geralmente, essas balsas são utilizadas nas regiões litorâneas ou em locais bastante afastados. A desvantagem deste sistema de transporte é a falta de balsas, que causam a demora no transporte.

Qualidade do Transporte Coletivo

Cobrança dos transportes públicos

É de responsabilidade de o governo decidir qual a forma de cobrança de cada um dos tipos de transporte coletivo oferecidos para a sociedade.

Para o conforto da sociedade e o controle dos governantes, geralmente, são oferecidas algumas opções de pagamento.

Existe a cobrança via: cartão de uso ilimitado, cartão pré-pago, tickets e passes para idosos e estudantes.

Cada tipo de transporte público e cada cidade possuem o seu valor diferenciado.

Transporte Publico no Brasil Transportes no Brasil

Pesquisar
Artigos Relacionados