Tipos de moquecas brasileiras

links patrocinados

Tipos de moquecas brasileiras

Confira quais são os mais comuns tipos de moquecas brasileiras encontradas na gastronomia de todo o território nacional.

Sobre a famosa moqueca baiana

Tipos de moquecas brasileiras Conheça os tipos de moquecas brasileiras

Existem alguns diferentes tipos de moquecas brasileiras, com destaque para a baiana, muito conhecida em nosso país e disseminada também em outras regiões. O cozido é feito tradicionalmente com peixes e frutos do mar, sempre em uma panela de barro, sendo que a maior influência para o seu preparo é da cultura e gastronomia africana.

Um de seus maiores diferenciais em relação aos outros tipos de tipos de moquecas brasileiras é uso de ingredientes típicos da culinária da Bahia, como o óleo de dendê e o leite de coco, que são um tempero todo especial à receita. Essa mistura feita no estado, entretanto, pode conferir um pouco mais de calorias ao prato quando comparado ao de outras regiões do território nacional com o seu costume.

Moquecas brasileiras

Tipos de moquecas brasileiras: receita típica dos capixabas

O Espírito Santo é também um estado conhecido no país por conter um dos tipos de moquecas brasileiras mais famosos por aqui. De forma distinta da receita baiana, cuja influência vem dos africanos, o prato capixaba contém mais elementos inspirados no que os indígenas faziam. Apesar do peixe e uso dos frutos do mar não ser diferente, outros ingredientes são um sabor especial.

Nesse caso, é feito o uso mais comum do azeite mais doce, ao invés de óleo de dendê, além de tomates maduros, coentro e outros temperos naturais. Entre os tipos de moquecas brasileiras, alguns defendem que somente a receita do Espírito Santo poderia ser considerada como legítima, sendo quem passa pelo estado não deve deixar de provar sse iguaria.

saiba os tipos de moquecas brasileiras

Sobre a moqueca caiçara

É nos vales ribeirinhas de São Paulo que podemos provar outro dos tipos de moquecas brasileiras, a moqueca caiçara, geralmente feita com peixes bastante frescos e com um tempero diferenciado de ervas. Além da aparência bem distinta das outras receitas acima apresentadas, sendo menos colorida, o gosto também tem as suas especialidades.

Até o modo de preparo da região é peculiar, já que, ao invés da utilização de uma panela de barro, a moqueca é envolta por uma folha de bananeira e assada. Como um dos tipos de moquecas brasileiras, é encontrado principalmente em Registro, no interior paulista, com manjubas e sem outros tipos de peixes ou frutos do mar.

Tipos de moquecas brasileiras - saiba mais

Tipos de moquecas brasileiras: paraense

O Pará também contém um dos mais famosos tipos de moquecas brasileiras, geralmente feita com uma espécie de peixe, camarão e caranguejo. Também são utilizados ingredientes bastante comuns na culinária do norte, como a goma de tapioca e o tucupi, espécie de suco retirado da raiz da mandioca e faz sucesso em outros pratos tradicionais do estado.

A receita paraense ainda se utiliza de alimentos em comum, como o coentro, cebola, tomate, ervas distintas para dar um gosto diferenciado, azeite e diferentes categorias de pimentão. Como um dos tipos de moquecas brasileiras, todos esses cozidos podem ser todos como especiais.

Pesquisar
Artigos Relacionados