Telecartofilia

links patrocinados

Telecartofilia

Telecartofilia

Telecartofilia é o nome dado ao ato de colecionar cartões telefônicos. Atualmente, por conta da grande oferta de telefones celulares, os telefones públicos têm sido deixados de lado, assim como os cartões telefônicos, que podem até ser considerados peças de museu. Porém, há quem goste das imagens representadas nestes objetos e se interesse por colecioná-los.

Sobre o ato de colecionar cartões telefônicos

Os primeiros telefones públicos surgiram no Brasil em 1960, quando as pessoas precisavam de fichas para efetuar ligações. Foi só em 1990 que surgiram os telefones públicos a cartão, sendo que no início eram usados cartões telefônicos magnéticos, estes produzidos pela empresa General Electric Plessey Telecommunications. Com o tempo este tipo de tecnologia se mostrou oneroso e a Telebrás logo precisou encontrar outra tecnologia para a realização de chamadas.

Foi então que em 1992, após dois anos de testes, a Telebrás lançou os telefones públicos a cartão indutivo, que nada mais é do que um cartão de plástico, geralmente PVC ou ABS, com uma lâmina de metal de diversas células, responsável por fazer o cartão funcionar quando colocado em contato com o telefone público.
O primeiro telefone a funcionar com os cartões indutivos foi instalado no Rio de Janeiro. Os cartões lançados em julho daquele ano, por conta da Eco-92, que ocorria na cidade maravilhosa, tinham todos temas relacionados à natureza, com estampas de animais ou plantas nativas.

O que é Telecartofilia

O telefone público do Rio de Janeiro teve ótima aceitação por parte da população e por isto novos orelhões tiveram de ser instalados em outras cidades, em escala industrial. Por conta da maior quantidade de telefones, mais cartões tiveram de ser produzidos. Os cartões que saíam da fábrica tinham as mais variadas estampas, desde animais, passando por anúncios de empresas até fachadas de importantes monumentos brasileiros. Em função da enorme variedade de estampas que estavam sendo disponibilizadas ao público, logo os cartões começaram a chamar a atenção dos colecionadores, que após o término dos créditos os guardavam juntamente com outros, formando coleções, as chamadas telecartofilias.

Onde encontrar cartões telefônicos

Quem gosta de colecionar cartões telefônicos está sempre em busca de itens novos para complementar as coleções. Cartões telefônicos podem ser encontrados em bancas de jornal, padarias e também nas centrais das operadoras de telefonia. Porém, em muitos casos os colecionadores estão em busca de cartões raros ou diferentes e neste momento é preciso procurar os cartões em outras frentes.

É possível adquirir cartões telefônicos indutivos em lojas filatélicas nacionais, feiras de antiguidade, em leilões ou diretamente com outros colecionadores, que muitas vezes trocam cartões repetidos por outros modelos.

Cartões telefônicos Telecartofilia

Telecartofilia online

Quem é telecartofilista vai se sentir em casa no site K & K Telecartofilia. No site há dicas de como organizar uma coleção e como identificar um cartão falso, além de histórico da telecartofilia e links para sites que tratam do mesmo assunto.

Além disso, o site conta com uma loja virtual, em que são vendidos cartões telefônicos brasileiros de todos os estados, além de cartões raros e importados, que podem ser comprados avulsos ou em grande quantidade.

Coleção de cartões Telecartofilia Sobre Telecartofilia

Vídeo Telecartofilia

Confira um vídeo mostrando como organizar a sua coleção de cartões telefônicos

Pesquisar
Artigos Relacionados