Superando a Timidez e Aumentando a Autoestima

links patrocinados

Superando a Timidez e Aumentando a Autoestima

A timidez é um sentimento totalmente inato do ser humano, e não tem lugar, idade e nem momento específico para aparecer e acontecer. Afinal, quem é que nunca teve um momento de timidez na vida? Seja em um palco diante de uma plateia, numa festinha de aniversário, ou na abordagem de uma paquera, a timidez sempre lhe dá uma sensação paralisante e avassaladora. Em geral, quem sofre com a timidez tem uma grande tendência de valorizar os menores deslizes, já que eles sentem a necessidade de passar uma imagem positiva de si própria todo o tempo.

Tudo o que o tímido faz está ligado ao sentimento de competência, portando a percepção negativa da nossa autoimagem pode acabar distorcendo a realidade, fazendo com que haja uma retração das atitudes e dos sentimentos.

O que é a timidez?

Superando a Timidez e Aumentando a Autoestima Timidez

Timidez nada mais é do que um sinal de desconforto em situações que envolvem interação social em geral. Essa característica pode acabar interferindo nas relações como um todo e no contato pessoal.

Superando a Timidez

A ligação entre a autoestima e da timidez

Pessoas tímidas acabam valorizando demais os riscos, sejam eles imaginários ou reais. Toda situação nova é vista como assustadora. Por terem graus de exigências altos, as pessoas tímidas apresentam grandes dificuldades para realizarem atividades simples e para se relacionarem com o próximo. Isso porque eles têm medo de serem ridicularizados e de parecerem ridículos.

Essa intensa necessidade em se sentirem amados e queridos é desenvolvida nos primeiros anos de vida, assim como os sentimentos de autoconfiança e de segurança. Em conjuntos, estes sentimentos são requisitos básicos para o desenvolvimento da autoestima. Ter a consciência das suas fragilidades e das suas limitações é o principal passo que o autoconhecimento. Pessoas tímidas tem baixa autoestima e não lidam bem com as frustações e as rejeições, encarando estas situações como algo pessoal.

A timidez impulsiona o desconforto e ainda detona a autoestima dessas pessoas, perdendo assim inclusive a autonomia. A falta de coragem para assumir as responsabilidades, consequências e os ricos, a preocupação excessiva com a avaliação do outro e os próprios desejos fazem com que as pessoas tímidas interpretem essas situações como algo ameaçador e de forma totalmente equivocada.

 Aumentando a Autoestima

Combatendo o medo e a baixa autoestima

Vale ressaltar que não há como deixar de ser tímido de uma hora pra outra. O primeiro passo para se livrar desse problema é começar a encarar de frente os pequenos desafios de exposição do dia a dia.

Superando a Timidez e Aumentando a Autoestima - saiba mais

Confira mais

Sustentar as próprias opiniões, se impor, não deixar de fazer algo por medo e agir com mais autonomia e com menos dependência é muito importante para deixar de ser tímido. A racionalidade garante mais autonomia e autoconfiança para pessoas que vivem sob a sombra do medo.

Uma dica importante é não perder oportunidades, sejam elas nas relações interpessoais, no trabalho, na escola ou no convívio com os amigos. O importante é tentar agir sem cobranças injustificadas e com mais confiança.

Pesquisar
Artigos Relacionados