Rituais de Casamento praticados no Brasil

links patrocinados

Rituais de Casamento praticados no Brasil

Rituais de Casamento praticados no Brasil

Conheça mais sobre os casamentos praticados no Brasil

Como o Brasil é um país com grande diversidade étnica, cultural, econômica, social, também não seria diferente em relação com a religião, uma das principais características de cada sociedade. Dependendo da fé de cada indivíduo, o casamento através de uma religião é feito a partir de muitas tradições, crenças antigas e rituais. Você quer saber mais sobre cerimônias de matrimônio praticadas em território brasileiro? Então continue lendo esse artigo!

Ritual Católico

Apesar de já ter perdido muitos adeptos nos últimos anos, a religião católica é ainda uma das mais seguidas pela população brasileira. A Igreja Católica Apostólica Romana é a única religião, dentre tantas existentes no planeta, que acredita que o matrimônio é único, divino e eterno, ou como é dito em suas cerimônias “até que a morte os separe”. Devido a essa crença, os religiosos católicos proíbem o segundo casamento entre pessoas divorciadas, sendo que só é possível casar-se novamente apenas quando o homem e a mulher forem viúvos.

As cerimônias de matrimônio podem ser feitas tanto dentro da Igreja quanto em campos, jardins ou locais inusitados, no entanto o casal precisa pedir permissão para a Cúria para realizar o casamento a partir dos propósitos católicos quando estiverem fora de um templo. Durante o matrimônio católico, o padre fala da importância da união do casal e pede para que o noivo e a noiva troquem seus votos e alianças para selar o casamento.

Casamento Evangélico

Nos dias atuais, a religião protestante é a segunda mais seguida pela população brasileira. Diferentemente da maioria das cerimônias de casamento, o ritual de união dos casais da religião evangélica é muito discreto e com muitos cantos da música gospel. Antigamente as noivas evangélicas não se casavam de branco e utilizavam poucos acessórios no corpo, porém atualmente os casamentos são mais animados com o uso de vestidos mais coloridos. Um dos diferenciais do matrimônio evangélico fica na troca de votos em que a noiva, caso sinta-se à vontade, pode cantar uma música de amor para seu noivo, sendo que os pais têm um papel importante na entrega das alianças, pois eles têm o poder de fazer orações para proteger o casal durante o ritual.

Casamento Indígena

Como os primeiros habitantes das terras brasileiras foram os indígenas, nada mais justo do que contar um pouco sobre o casamento realizado por nossos antepassados. Em uma cerimônia indígena, o homem e a mulher podem unir-se através do matrimônio apenas quando provarem, através de provas físicas e psicológicas, que já são adultos e podem dividir uma vida juntos. Devido à diversidade de tribos indígenas no Brasil, existem vários rituais de união. Algumas aldeias só promovem a aliança entre pessoas monogâmicas, enquanto nas tribos tupinambás é admitida a poligamia e o casamento grupal. O mais importante é que o matrimônio indígena é muito colorido com a pintura dos corpos tanto da noiva quanto do noivo, que se casam em céu aberto.

Ritual Ortodoxo

A cerimônia de um matrimônio dentro da Igreja Católica Ortodoxa é muito parecida com a Católica Apostólica Romana, diferenciando no momento de escolher a língua para realizar o ritual, já que o casal pode escolher se quer os votos na língua de sua descendência ou no português. Enquanto na maioria dos casamentos em que há a troca de alianças, na cerimônia ortodoxa os noivos recebem coroas que podem ser feitas de qualquer material, dependendo da preferência do casal. É preciso lembrar que o matrimônio na Igreja Ortodoxa não permite mudança nas etapas, principalmente no ponto em que há a união do casal e na coroação.

Fotos

Confira Fotos dos Rituais de Casamento praticados no Brasil:

Ritual Católico

Casamento Evangélico

Casamento Indígena

Casamento Ortodóxo

Pesquisar
Artigos Relacionados