Resultado Eleições 2010 em Teresina

links patrocinados

Resultado Eleições 2010 em Teresina

Resultado Eleições 2010 em Teresina

Sobre o Resultado Eleições 2010 em Teresina

A candidata do PT Dilma Rousseff se elegeu como presidente do Brasil em 2010 e veio a se tornar a primeira mulher presidente da história do país. No período da pré-campanha os especialistas ficaram divididos entre a capacidade de Dilma em suceder de forma aclamada o posto do presidente Lula.

Desde o início da campanha a petista já aparecia com vantagem em relação a seu principal oponente, o candidato José Serra, do PSDB. Ao longo da campanha eleitoral essa vantagem só aumentou, mas mesmo assim a disputa foi para o segundo turno. No entanto, mesmo no segundo turno a candidata do PT levou a melhor e conseguiu se eleger.

Nordeste

Grande parte do sucesso de Dilma em sua primeira disputa como presidente se deu pelo apoio exacerbado do presidente Lula e dos eleitores fiéis ao ex-presidente: as classes mais pobres. Durante o governo de Lula muitas coisas foram feitas no sentido de dar mais condições àquelas pessoas com menores condições sócio-econômicas.

Sabe-se que esses grupos estão localizados, em sua grande maioria, na região nordeste do Brasil. Sendo assim, ela foi de extrema importância no decorrer da eleição, visto que puxou muito voto para a candidata do PT. Na grande maioria, se não em todos os municípios desta região, a candidata do PT ganhou com folga.

Piauí

O estado do Piauí compõe a região nordeste do país, ao lado de mais oito estados. O Piauí tem 224 municípios, que totalizam 2.263.834 eleitores. Dilma Rousseff ganhou com 69,98% dos votos, contra apenas 30,02% de José Serra no estado. E essa vantagem pode ser observada na grande maioria das cidades.

Só na capital do estado, Teresina, encontra-se 517 mil e 989 eleitores – quase ¼ do número total de eleitores do estado. A candidata do PT levou vantagem sobre José Serra tanto no primeiro quanto no segundo turno. No primeiro turno Dilma obteve 224.518, contra 91.393 do tucano.

No segundo turno a vantagem se manteve o que levou a petista obter 251.422 votos –número ligeiramente maior do que o obtido no primeiro turno. Mesmo que a diferença de votos do primeiro para o segundo turno não tenha sido muito alta, Dilma conseguiu ganhar com folga de seu principal oponente.

Resultado Eleições 2010 em Campinas

Resultado Eleições 2010 em Campinas

Sobre o Resultado em Campinas

A cidade de Campinas faz parte das metrópoles brasileiras e está localizada no interior do estado de São Paulo. Fica a apenas 96 km da capital paulista e possui uma área de mais de 795 mil quilômetros quadrados. Para povoar tanto espaço, a cidade possui mais de 1 milhão e 80 mil moradores.

Por ser uma metrópole localizada no estado de São Paulo e bem próxima à capital previa-se que a cidade votaria para eleger José Serra como presidente nas eleições presidenciais de 2010, ainda mais que apoiou o candidato do PSDB no governo do estado.

Resultado governador

É sabido que o estado de São Paulo é liderado pelo Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB. Os candidatos tucanos sempre foram bem votados por lá e já possuem trajetória tanto no governo do estado quanto da cidade de São Paulo. Este favoritismo foi identificado nas urnas durante a eleição para governador.

Os três principais candidatos eram Geraldo Alckmin, do PSDB; Aloízio Mercadante, do PT e Celso Russomanno, do PP. Contudo, o candidato tucano conseguiu se eleger logo no primeiro tuno, com pouco mais de 50% dos votos válidos. Na metrópole Campinas, Alckmin teve 45,38% dos votos, contra 39,92% de Mercadante. O candidato do PP não teve uma votação muito expressiva.

A partir deste resultado, o que se espera é que o apoio ao partido tucano prossiga quando transportamos a eleição para âmbito nacional, ou seja, para o cargo de presidente. No entanto, não foi isso o que aconteceu.

Presidência

Para a disputa presidencial, Campinas deixou de lado o favoritismo pelos candidatos tucanos, pelo menos no primeiro turno da campanha. Nesta primeira votação Dilam Rousseff foi a candidata que mais teve votos na cidade, somando 37,46%. José Serra segue logo atrás com 35,56% e Marina Silva, do PV, atingiu inesperados 25,28%.

A disputa foi decidia no segundo turno, entre os candidatos do PT e do PSDB. Como Marina Silva ficou fora da disputa, o voto de seus eleitores se dispersou, visto que a ex-candidata não se posicionou no segundo turno, estabelecendo-se neutra no segundo turno do pleito.

Devido a isso, seus votos se dividiram entre os dois candidatos que ainda continuavam na disputa, o que garantiu a José Serra a vitória nas urnas campineiras. O tucano teve 51,64% dos votos e Dilma, 48,36%.

Pesquisar
Artigos Relacionados