RENAVAM

RENAVAM

RENAVAM

O aumento de veículos nas ruas é uma realidade brasileira. O Brasil tem hoje, um total de um carro para cada cinco habitantes. Os estados com maior circulação deste veículo são Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, somente esses cinco estados totalizam 70% da frota nacional.

Somando carros, motocicletas, ônibus, caminhões, vans, entre outros, o Brasil contabiliza 64.817.974 veículos automotores.

Com tantos veículos circulando nas ruas é importante saber alguns cadastros fundamentais para que estes possam circular, como é o caso do RENAVAM.

RENAVAM

O RENAVAM é um Registro Nacional de Veículos Automotores. Consiste em um número de identificação de veículos. Todos os carros, motos, caminhões, ônibus, enfim, veículos em geral possuem esse número.

Esse registro cadastra o carro desde o momento em que ele fica pronto (quando o fabricante ou o exportador de um veículo registra todas as peças originais deste). Esse número de identificação só é cancelado quando o carro deixa de existir.

O número pode ser comparado ao RG das pessoas, isto é, um número de identificação, porém, de carros, e que não pode ser alterado. O número do RENAVAM é feito mesmo antes de colocar placa. E essa identificação permanecerá sempre a mesma, até se o veículo mudar de unidade federativa ou de proprietário.

O registro do RENAVAM

O registro é feito pelo DENATRAM que mantém comunicação com as bases estaduais, o DETRAN, que irá gerar o número de identificação dos veículos de um determinado estado. O número é feito em um código e sequência específicos para cada veículo, determinados pelo DENATRAM.

Para o proprietário de um veículo obter esse registro, deve-se em primeiro lugar estar com toda a documentação do veículo legalizada, e todas as exigências do DENATRAN realizadas.

O proprietário de um veículo pode conferir os números de identificação do RENAVAM no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). No topo do CRLV.

Informações do veículo através do site

A partir do RENAVAM é possível checar as multas relacionadas ao carro. Para isso basta entrar no site do DENATRAM e colocar esse número de identificação para poder visualizar as informações do veículo. No entanto, o site apresenta apenas as multas existentes e não os dados relacionados e específicos a cada uma delas, para essa consulta, é necessário ir até o DETRAN e checar todas as informações correspondentes as multas.

Outras informações que podem ser obtidas no site são referentes ao próprio veículo, mesmo que este, ainda não esteja com o futuro proprietário. Basta que a concessionária ou o vendedor passe esse número para o comprador.

Fotos

Confira Fotos do RENAVAM:

RENAVAMRENAVAM
Registro Nacional de Veículos AutomotoresRegistro Nacional de Veículos Automotores
O RENAVAM é o número de identificação do veículoO RENAVAM é o número de identificação do veículo

GD Star Rating
loading...
RENAVAM, Nota: 4.7 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados