Registro de Imóveis

Registro de Imóveis

Registro de Imóveis

O registro de imóveis é obrigatório para todas as pessoas que possuam um imóvel, já que se ele não for corretamente registrado no nome do proprietário ele não será seu legalmente.

Assim como acontece com um documento de um carro, no qual constam todos os dados do proprietário, além de dados próprios do veículo como número do chassi, tipo de combustível, ano de fabricação, ano de modelo, etc., o registro de imóveis possui as mesmas características, mas sobre o imóvel em questão. Além disso, o registro de imóveis é fundamental para que a pessoa possa responder juridicamente pela sua propriedade, caso seja necessário.

Qualquer pessoa pode fazer o pedido de uma certidão de registro de imóvel, e ainda não precisa informar qual é o interesse do pedido. Além disso, se você quiser conferir os documentos do seu imóvel pode fazer isso de maneira gratuita em qualquer Cartório de Registro de Imóveis.

Cartório de Registro de Imóveis

Quem quiser realizar o registro de um imóvel deve procurar o Cartório de Registro de Imóveis. Este é o único órgão responsável pelo registro de uma casa ou um terreno, além de ser o local mais adequado para se obter informações acerca da verdadeira situação de cada imóvel.

É através do Cartório de Registro de Imóveis que as pessoas recebem a certidão que dá direito sobre alguma propriedade. Além disso, esse cartório possui o histórico completo de cada imóvel registrado. Dessa foram, é possível saber quais foram todos os donos de um determinado bem registrado, quais são os atuais proprietários, se há alguma restrição com relação ao imóvel, e até mesmo se existe algum fator que impeça a compra ou venda de determinado imóvel registrado.

Serviços do Cartório de Registro de Imóveis

Existem três principais serviços que são realizados através do Cartório de Registro de Imóveis com relação à casa, terreno, loja ou apartamento que se deseja registrar: matrícula, registro e averbação.

A matrícula de um imóvel pode ser comparada como se fosse uma imagem de satélite da sua casa. Isso quer dizer que a matrícula é a descrição sumária do seu imóvel, com a localização e descrição do mesmo. A partir dela é que serão realizados o registro e a averbação, que identificam o verdadeiro estado do imóvel.

Já o registro é a certidão que declara qual o nome do verdadeiro dono do imóvel. Ela também pode identificar se a propriedade está sendo transferida de uma pessoa para outra. Todo novo registro de imóvel é anexado na sua matrícula, ou seja, cada nova atualização de dono, compra e venda, ou até mesmo hipoteca é colocado junto com a matrícula.

Por fim, a averbação é o documento que altera os dados originais de um imóvel, com possíveis adendos de terreno, acréscimos de estruturas, entre outros. A averbação sempre é feita quando se muda o estado civil do dono de um imóvel, quando ele é passado para o nome de outra pessoa.

Fotos

Confira Fotos do Registro de Imóveis:

Registro de imóveisRegistro de imóveis
Todo imóvel possui um registroTodo imóvel possui um registro
ImóveisImóveis

GD Star Rating
loading...
Registro de Imóveis, Nota: 3.8 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados