QBOA Composição

links patrocinados

QBOA Composição

QBOA Composição

Muitas vezes usamos Qboa na nossa casa sem nem pensar o que é, qual o poder e qual é a composição dela. Por isso, você vai descobrir agora do que é feito este produto tão comum no seu dia a dia.

A marca da Qboa

Você sabe que Qboa não é um produto e sim a marca de um produto? É claro que como muitas outras ela acabou virando referência. Neste caso, da água sanitária.

A Qboa é uma marca de produtos de limpeza e possui uma linha bastante vasta, que tem crescido com o passar dos anos. Nas prateleiras dos supermercados você pode encontrar limpadores multiuso, alvejantes e até amaciantes de roupa.

Composição da Qboa

E afinal, qual é a composição da água sanitária? Do que ela é feita? Também chamada de hipoclorito de sódio, é um composto químico de fórmula NaCIO, encontrado na forma líquida, com cor transparente um pouco amarelada e cheiro forte. É totalmente solúvel em água, não inflamável e corrosiva a metais. Possui fácil oxidação e produz gases tóxicos quando combinado com ácidos. As águas sanitárias também são fotossensíveis, ou seja, elas se decompõe na presença de luz. E é por isso que as embalagens de Qboa nunca são transparentes e são sempre totalmente opacas.

O hipoclorito de sódio é comumente chamado de cloro. E em condições normais de ambiente, é um sólido em forma de pó na cor branca. Quando na forma de Qboa é chamado também de cloro ativo, cloro líquido ou somente cloro, mas estas terminologias não estão corretas.

Algumas marcas de água sanitária também adicionam uma pequena quantidade de soda cáustica, mas como é baixa não chega a causar danos para as pessoas que utilizam.

Onde usar a água sanitária

A água sanitária é um produto muito comum em todas as casas e utilizado para diversas coisas. Os principais usos para a água sanitária são como desinfetante e alvejante.

Ela é um produto extremamente desinfetante, porque o hipoclorito de sódio de sua composição tende a dissociar muito facilmente, formando o ânion hipoclorito, que tem alto poder de desinfecção e bactericida. Ou seja, ele mata as bactérias quando entra em contato com elas. Além disso, este mesmo ânion, quando entra em contato com as moléculas de água, se transforma em um ácido com um poder antibactericida ainda maior.

Como alvejante e branqueador de roupas a água sanitária também é bastante efetiva, pois atua como um excelente oxidante com compostos orgânicos e inorgânicos.

Nas indústrias o hipoclorito de sódio também é utilizado, em sua maioria, como tratamento para tecidos diversos e papéis.

Usos diversos para a água sanitária

Além destes usos mais comuns, a água sanitária também pode ser utilizada para purificar e matar bactérias em água potável, para limpeza de utensílios domésticos e até para lavar vegetais. Tudo isso sem causar danos para nossa saúde. Mas a quantidade utilizada é importante, se você colocar demais, pode ter problemas. Então aqui vamos te explicar qual é a quantidade ideal de água sanitária a utilizar para cada um destes outros usos.

* Para limpar água para beber: Neste caso, deve ser colocado somente duas gotas em um litro de água e esperar 10 minutos. Depois disso a água estará pronta para beber sem risco.

* Para limpeza de utensílios: coloque também somente algumas gotas.

* Para limpeza de vegetais: Você pode acrescentar 10 gotinhas de água sanitária em um litro de água e deixar os vegetais mergulhados ali por 30 minutos. Desta forma todas as bactérias e micro-organismos que estiverem vivendo ali ficarão inativos ou morrerão, evitando doenças como a cólera, por exemplo.

Pesquisar
Artigos Relacionados