Problemas causados pela urbanização sem planejamento

links patrocinados

Problemas causados pela urbanização sem planejamento

O mundo inteiro vem enfrentando um desafio em relação a seus grandes centros urbanos, o da desenfreada ocupação das cidades, principalmente quando falamos de países em desenvolvimento e sub-desenvolvidos. Confira quais são os problemas causados pela urbanização sem planejamento.

Crescimento das favelas e segregação social

Um dos problemas causados pela urbanização sem planejamento é o próprio fortalecimento da segregação social, na qual cada parte da cidade possui a sua população de acordo com a renda. Dessa forma, fica cada vez mais acentuada as diferenças sociais, já quem nem todos possuem condições financeiras para comprar e manter uma residência.

Problemas causados pela urbanização sem planejamento Conheça os Problemas causados pela urbanização sem planejamento

Dessa forma, surge outros dos problemas causados pela urbanização sem planejamento, a favelização. Morros e terrenos acabaram sendo ocupados por migrantes e pessoas mais pobres irregularmente, muitas vezes de uma forma perigosa. A alta de planejamento aliado ao desemprego também contribui para o aumento das favelas e de sua população.

Confira os Problemas causados pela urbanização sem planejamento

Problemas causados pela urbanização sem planejamento: a saúde

Quando uma cidade começa a ser ocupada, outros serviços também precisam se expandir para dar conta do aumento de sua população, assim como o transporte público, escolas e os hospitais. A área da saúde é uma das mais urgentes, já que um dos problemas causados pela urbanização sem planejamento é a proliferação de doenças.

A falta de saneamento básico das favelas, pontos de água parada por todos os lados, acúmulo de lixo, doenças transmitidas por animais domésticos ou insetos, esgoto correndo no meio do bairro e solo contaminado são grandes problemas causados pela urbanização sem planejamento. Os locais onde as pessoas moram acabam se tornando o próprio causador de várias enfermidades.

Saiba os Problemas causados pela urbanização sem planejamento

O prejuízo para o meio ambiente

O grande aumento das pessoas nas cidades também traz outras desvantagens gerais. Mais um dos problemas causados pela urbanização sem planejamento são aqueles problemas de origem sócio-ambiental, ou seja, que prejudica as pessoas e o meio ambiente. Como já citado, o final inadequado do esgoto pode prejudicar rios, lençóis e até mesmo a terra.

Também enfrentamos a grande concentração de lixo nas cidades, poluição ambiental causada pela imensa quantidade de automóveis nas ruas, aumento das ilhas de calor por causa dos prédios e asfaltos, além de cada vez menos árvores e parques. Conseguir manter uma metrópole de forma sustentável está entre os problemas causados pela urbanização sem planejamento e é um desafio global.

Problemas causados pela urbanização sem planejamento - saiba mais

Problemas causados pela urbanização sem planejamento: falta de espaço

Por causa da vinda de tantas pessoas para as cidades, os países também sofrem com a falta de espaço, o que é uma desvantagem em vários fatores. O imenso acúmulo de lixo nos faz pensar onde se pode colocar esses materiais sem prejuízo, por exemplo, obrigando a criação de imensos lixões e aterros sanitários.

O aumento do número de prédios mostra como os municípios precisam acumular espaços horizontais para que o máximo de pessoas possam ali morar. Estando os problemas causados pela urbanização sem planejamento ainda podem ser citados a violência, enchentes, poluição visual, deficiência do transporte público e trânsito pesado.

Pesquisar
Artigos Relacionados