Primeiros socorros para acidentes de praia

links patrocinados

Primeiros socorros para acidentes de praia

O verão além do sol, é também sinônimo de diversão e de relaxamento. Mas, sem os cuidados adequados o passeio para a praia pode acabar virando uma grande dor de cabeça. Por isso, é muito importante se hidratar bem, utilizar protetor solar e tomar cuidado com o consumo de alimentos. Além desses cuidados, também é muito importante tomar outros cuidados para que pequenos acidentes e incidentes não aconteçam.

Primeiros Socorros: queimaduras e água viva

Primeiros socorros para acidentes de praia Saiba os Primeiros socorros para acidentes de praia

Em caso de queimaduras, os primeiros socorros que devem ser feitos são, primeiramente lavar o local com sabão neutro e água gelada. Não utilize gelo, já que ele pode acabar agrando a lesão por causa da sensibilidade da pele. Só depois de lavar e secar cuidadosamente o local da queimadura, faça compressas geladas e se preferir, utilize cremes com aloe vera, que ajudam a acalmar a pele.

Em caso de aparecerem bolhas na pele, não as estoure. Deixe de lado também as velhas lendas que existem, como aplicar café, manteiga, pasta de dente e outras receitas caseiras, no local da queimadura ajudam a melhorá-la, pelo contrário, este hábito pode acabar agravando o problema e ainda causar infecções.

Primeiros socorros para acidentes de praia - saiba mais

Confira mais

Em caso de dor intenso, de aparecimento de bolhas, queimaduras de face, pés, mãos, genitais, febre, sinais de pele morta e descamação, é recomendado procurar um pronto de atendimento médico.

Já as queimaduras causadas por águas-vivas são causadas por agentes venenosos que esses animais têm em seus tentáculos. Neste caso, os primeiros socorros deve-se tentar remover o tentáculo do contato com a pele e colocar a parte queimada em imersão na água quente por pelo menos 20 minutos.

Conheça os Primeiros socorros para acidentes de praia

Ouvido entupido

Também deve-se tomar cuidado com os primeiros socorros depois de tomar um banho de piscina ou de mar, já que a água pode ficar acumulada no ouvido. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é retirar a água acumulada do ouvido. Para isso, enxugue a região externa do ouvido com o auxílio de uma toalha e dê pequenos tapinhas ou pulinhos do lado oposto da cabeça para que toda a água saia. Caso isso não funcione, procure um médico.

Já se você foi picado por um mosquito ou pernilongo, o que é extremamente comum nessa época do ano, observe se houve uma reação alérgica, que pode se dar pelo aparecimento de bolinhas ou de inchaços. Se acontecer, procure imediatamente o hospital mais próximo, já que em casos mais graves as picadas de mosquito podem fazer com que a pessoa tenha um choque anafilático.

Deve-se evitar também coçar o local da picada e higienizar a região com álcool, para evitar a ocorrência de infecções. Outra dica é aplicar gelo para diminuir a temperatura da região afetada. Além disso, colocar gelo alivia a dor, a coceira, a vermelhidão e diminui o risco de inflamações na pele.

Primeiros socorros

Diarreia

Outro problema muito comum dessa época do ano é a diarreia. Por isso é muito importante se hidratar bem, ingerindo ao menos dois litros de água diariamente.

Pesquisar