Previsão do tempo Rio Grande do Sul

links patrocinados

Previsão do tempo Rio Grande do Sul

Previsão do tempo Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é o estado mais meridional do país, fazendo divisa com Santa Catarina, Uruguai, Argentina e o Oceano Atlântico. A maior parte de seu território é composto por relevos baixos, a até 300 metros de altitude.

Sua localização e relevo fazem com que o estado seja dividido em dois grandes grupos climáticos: nas partes mais baixas, predomina o clima subtropical úmido; nos locais mais elevados, o clima é temperado oceânico.

Características climáticas

O clima subtropical úmido é mais comum no interior dos continentes. Caracteriza-se por verões úmidos e massas tropicais instáveis. O clima oceânico, por sua vez, é característico de regiões costeiras e costuma ter chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

Previsão do tempo

O Rio Grande do Sul, apesar de não ser tão extenso em território – se comparado a outros estados brasileiros -, possui muitas variações climáticas.

Ou seja, o clima pode variar bastante entre uma cidade e outra. Para conferir a previsão do tempo em sua cidade, existem várias opções na Internet. As mais conhecidas são Climatempo, Tempo Agora e as previsões do portal ClicRBS.

O Climatempo e o Tempoagora funcionam de maneira parecida. Para saber a previsão, basta acessar algum dos sites, selecionar o estado do Rio Grande do Sul e a cidade. No ClickRBS, a previsão do tempo está localizada no cabeçalho da página, sendo facilmente visualizada. Neste caso, basta clicar na previsão e digitar o nome de sua cidade.

É importante lembrar que, quanto mais distante a data da previsão, menos precisos são os resultados. Isso acontece porque as previsões mais distantes – para daqui uma semana, por exemplo – são muito mais baseadas em cálculos matemáticos do que na observação das condições meteorológicas. O ideal é acessar os sites diariamente, pois eles são constantemente atualizados.

Tempo Agora Curitiba

Tempo Agora Curitiba

Sobre o Tempo Agora Curitiba

Curitiba é a capital paranaense. Com extensão de aproximadamente 435 km², a cidade possui quase dois milhões de habitantes (sem contar os municípios da região metropolitana) que convivem todos os dias com as mudanças constantes no clima. Quem já morou lá costuma dizer que faz frio, calor e chove tudo no mesmo dia. Por isso, consultar a previsão é sempre importante para não sair com a roupa errada e ser pego desprevenido. Aí existe o Tempo Agora, que oferece o serviço de previsão completo.

E não é só para quem mora na cidade que a previsão do tempo é importante. Ela é ainda mais importante e fundamental para os agricultores, já que em Curitiba a região é mais fria e costuma gear com facilidade.

No Tempo Agora você confere todas as variáveis necessárias para que o clima seja entendido, como a temperatura real, a sensação térmica (que é a temperatura que sentimos devido ao vento, à umidade, etc), a umidade do ar, o vento, a pressão atmosférica e que horas o Sol nasce e se põe. Todas estas variáveis estão disponíveis todos os dias, sendo atualizadas e trazendo a previsão para os próximos sete dias.

Mas existe um setor de previsão específico para o Aeroporto Afonso Pena, um dos mais importantes do Sul do Brasil e que costuma fechar com frequência devido à neblina. Para quem vai viajar, consultar o Tempo Agora é uma “mão na roda”, já que dá para perceber o que espera no aeroporto.

O Tempo Agora ainda traz o Índice Ultravioleta (para você se proteger dos raios solares), as condições meteorológicas atualizadas toda hora pelas Estações, índices para quem quer saber como vai ficar a chapinha, o churrasco, a artrite, a corrida e até para saber a incidência de mosquitos, mapas com previsão para os próximos 15 dias, satélites para você conferir como está o clima na hora e índices climatológicos.

Pesquisar
Artigos Relacionados