Prêmio Jabuti 2015

links patrocinados

Prêmio Jabuti 2015

O Prêmio Jabuti é simplesmente um dos mais prestigiados concursos da área de literatura em todo o Brasil, possuindo grande aderência de participantes e muito valor para os seus selecionados. Confira mais informações sobre como participar do Prêmio Jabuti 2015 e datas das inscrições.

O que é o Prêmio Jabuti e quando ele começou

Prêmio Jabuti 2015 Prêmio Jabuti

Prêmio Jabuti 2015 vai ser um concurso que homenageia os melhores autores e nomes da literatura nacional e que ocorre desde o ano de 1959. Sua idealização seu deu por meio de Edgard Cavalheiro, um escritor que veio a falecer um ano antes da primeira edição do concurso.

Já estando em seu 56° ano de evento com o Prêmio Jabuti 2015, o mesmo passou por uma grande evolução desde que começou a ser feito, com novas categorias que valorizam os autores, ilustradores e outros profissionais brasileiros relacionados a área.

Confira o prêmio Jabuti 2015

Categorias de participação do Prêmio Jabuti 2015

São várias as categorias pertencentes ao Prêmio Jabuti 2015, que sempre valoriza o título de alguma obra importante da época, como é o caso das premiações para a Melhor Capa, Melhor Projeto Gráfico, Melhor Ilustração de Livro infantil e Juvenil e Melhor Tradução. Lembrando que uma obra pode concorrer a mais de uma das 27 categorias.

Também há uma competição bem segmentada em gêneros e tipos de livros, premiando os melhores da área de Arquitetura, Ciências Naturais, Ciências Exatas, Direito, Fotografia, Reportagem, Turismo e Hotelaria, Educação, Contos, Comunicação, Gastronomia, Artes e muitos outros, além de valorizar no Prêmio Jabuti 2015 os que mais se destacaram nos livros didáticos e paradidáticos. Ainda há Melhor Livro de Ficção e não Ficção, Crítica Literária, Poesia e Psicologia.

Saiba os prêmio Jabuti 2015

Premiações

Já em sua 57° edição, o Prêmio Jabuti 2015, muitos nomes importantes já ganharam em várias categorias, como obras de Luís Fernando Veríssimo, Miriam Leitão, Ferreira Gullar, Laurentino Gomes, Lygia Eluf, Jorge Amado, Dalton Trevisan, Ruth Rocha, Benedito Nunes, Manuel Bandeira, Lucia Santaella, Chico Buarque de Holanda, Moarcyr Scliar e outros.

Lembrando que no Prêmio Jabuti 2015 só podem concorrer títulos brasileiros que forem editados entre os meses de janeiro e dezembro de 2014. A premiação consiste no valor de R$ 3,5 mil reais para o escritor, tradutor, capista ou ilustrador premiado, sendo que quando houver mais de um autor, a quantia deve ser dividida.

Além disso, os premiados levam um troféu do Prêmio Jabuti de Literatura. Para participar da cerimônia de entrega dessas premiações, os ganhadores que residirem fora do estado de São Paulo também recebem passagem de ida e volta para o local de residência. Além disso, os tradutores premiados ganham uma viagem com tudo pago para um festival literário no Reino Unido.

Prêmio Jabuti 2015 - saiba mais

Prêmio Jabuti 2015: como se inscrever

Os autores e artistas que desejarem participar do Prêmio Jabuti 2015 podem se inscrever somente se suas obras se adequarem ao pedido e sua respectiva categoria. Todas as informações relacionadas ao Prêmio Jabuti 2015 podem ser consultadas no edital do concurso, disponível no site. Ainda não informações sobre as datas das inscrições ou da própria competição em si, mas todos os dados podem ser regularmente consultados na Internet.

Pesquisar