Premiações mais importantes do cinema mundial

links patrocinados

Premiações mais importantes do cinema mundial

Todos que gostam de cinema esperam ansiosamente pelo Oscar, mas será que existe somente essa premiação de importante para a carreira dos profissionais? Confira um pouco sobre a história da estatueta e também algumas das premiações mais importantes do cinema mundial.

A estatueta mais importante do planeta

Não é surpresa para ninguém que o Oscar fica em primeiro lugar entre as premiações mais importantes do cinema mundial, por causa de seu prestígio. É o ápice da carreira de qualquer ator ou atriz subir aos palcos e ser nomeado pela academia com a tão cobiçada estatueta dourada. É um reconhecimento muito grande também para diretores e produtores, por exemplo.

Premiações mais importantes do cinema mundial Conheça as Premiações mais importantes do cinema mundial

Fundado no ano de 1929 e servindo de inspiração para várias outras premiações, como algumas citadas abaixo, passou na televisão pela primeira vez no começo da década de 50, nos Estados Unidos. Estando entre as premiações mais importantes do cinema mundial, o Brasil nunca foi vencedor, mas já recebeu 12 indicações entre O Pagador de Promessas (1963) e Rio (2012).

Cinema mundial

Premiações mais importantes do cinema mundial: Globo de Ouro

É inegável a importância que o Globo de Ouro também assume para a carreira de que trabalha com as grandes telas, ficando com o segundo lugar entre as premiações mais importantes do cinema mundial. A primeira cerimônia é datada de 1944, sendo realizada até hoje com muito prestígio.

Uma das diferenças em relação ao Oscar é que, enquanto este é composto por um júri particular, o Globo de Ouro depende de uma crítica. Estando na lista das premiações mais importantes do cinema mundial, ele ocorre todo começo de ano, dando a estatueta para aqueles que mais tiveram destaque no ano anterior.

Saiba as Premiações mais importantes do cinema mundial

Sobre o Festival de Cannes

Assumindo uma linha mais diferente, também podemos considerar o Festival de Cannes entre as premiações mais importantes do cinema mundial. Fundado em 1946 com sede na cidade de Cannes, na França, estende o tapete vermelho uma vez por ano. Seu principal prêmio é o Palma de Ouro para o melhor filme da temporada.

Uma diferença deste para os outros, é que o Festival de Cannes dá sempre uma abertura maior para as produções de vários países, que não os Estados Unidos. O Brasil já levou suas obras para as telas francesas, sendo que recebeu a Palma de Ouro de 62 por O Pagador de Promessas. Fica também em boa colocação entre as premiações mais importantes do cinema mundial.

Premiações mais importantes do cinema mundial - saiba mais

Premiações mais importantes do cinema mundial: BAFTA

Também tem uma história entre as premiações mais importantes do cinema mundial o BAFTA (em português, Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão). Com sede em Londres, é considerado como o Oscar britânico pela sua grande importância para atores, diretores e roteiristas, por exemplo.

Começou no ano de 1947 e, desde então, entrega de forma anual sua estatueta. Comemorado também com glórias, faz parte de um grande reconhecimento para todos os profissionais indicados e que sobem aos palcos com o melhor trabalho escolhido pelo júri.

Pesquisar
Artigos Relacionados