Países com as maiores reservas de petróleo

links patrocinados

Países com as maiores reservas de petróleo

O petróleo é conhecido também como “ouro preto”, por ser importante matéria-prima usada na produção de milhares de produtos. Após sua extração e refinamento ele dá origem ao plástico, combustíveis, embalagens, tecidos, chiclete e até ao batom. Confira, em nível mundial, quais os Países com as maiores reservas de petróleo.

Primeiro lugar da lista: o comando é da Venezuela

A Venezuela é um país latino-americano que faz fronteira com o Brasil ao norte do nosso país e que encabeça a lista dos Países com as maiores reservas de petróleo em todo o planeta. Seu nível de participação mundial na exportação do produto é de quase 18%, possuindo mais de 260 bilhões de barris em sua reserva.

Países com as maiores reservas de petróleo Confira os Países com as maiores reservas de petróleo

Boa parte do PIB (Produto Interno Bruto) vem da comercialização do “ouro preto”, sendo que as exportações começaram no ano de 1922. Como um dos Países com as maiores reservas de petróleo, o seu maior importador é os Estados Unidos, já que o território geográfico dos americanos não é favorável para toda a extração que o país precisa para suprir suas necessidades.

Saiba os Países com as maiores reservas de petróleo

Países com as maiores reservas de petróleo: Arábia Saudita

Como era de se esperar, entre os Países com as maiores reservas de petróleo está a encontrada na Arábia Saudita. Com cerca de 265 bilhões de barris comprovados no ano de 2012, enquanto que em 2014 a produção passou por um pequeno aumento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Localizado na parte mais ocidente do continente asiático, a Arábia Saudita possui como principal setor econômico a própria extração da substância, sendo que esta corresponde a aproximados 40% de todo o PIB da região. Como um dos Países com as maiores reservas de petróleo, está em segundo lugar no planeta nessa categoria.

Petróleo

Canadá em terceiro lugar

Com uma significativa participação no mercado de exportação, o terceiro entre os Países com as maiores reservas de petróleo é o Canadá, país norte-americano localizado próximo aos Estados Unidos. Sua reserva se aproxima a cerca de 174 bilhões de barris, valendo lembrar que cada barril possui quase 159 litros da substância bruta, ou seja, sem passar por nenhum processo.

As indústrias que trabalham com o petróleo estão entre as principais de toda a nação de primeiro mundo, junto com o gás natural e os equipamentos para transporte. Como um dos Países com as maiores reservas de petróleo, suas reservas foram descobertas somente após a Segunda Guerra Mundial.

Países com as maiores reservas de petróleo - saiba mais

Países com as maiores reservas de petróleo: Irã e locais que seguem na lista

O petróleo também é recurso natural mais importante para o Irã, que possui 9,4% de participação no mercado mundial de importações e exportações. Com cerca de 157 bilhões de barris comprovados, assume o quarto lugar no mundo na categoria. Os outros Países com as maiores reservas de petróleo que fazem parte da lista é o Iraque, Kuwait, Emirados Árabes, Rússia, Líbia e Nigéria. Já o Brasil aparece somente na 15° colocação, com um pouco mais de 15 bilhões de barris em sua reserva.

Pesquisar
Artigos Relacionados